20% dos trabalhadores da saúde não voltam para a 2ª dose em Cuiabá
Cerca de 20% dos trabalhadores da saúde da Capital não retornaram para tomar a 2ª dose da vacina contra a covid-19. O dado, que consta no último informe epidemiológico da prefeitura, mostra que esse grupo prioritário não completou a imunização, mesmo com as doses disponíveis.
Os trabalhadores da saúde foram imunizados já no começo da imunização, em janeiro. A maioria deles com a CoronaVac, ou seja, com a vacina que tem a 2ª dose em até 28 dias, o que seria suficiente para que esses profissionais já tivessem completado a vacinação.
A volta das pessoas para a 2ª dose tem sido preocupação constante da prefeitura. Isso porque a imunização só está completa após as duas vacinas serem aplicadas. A cobertura dos grupos prioritários ainda é considerada “insuficiente” pela prefeitura.
Entre os trabalhadores da saúde, 23.726 receberam a 1ª dose e 19.044 voltaram para a 2ª dose. Também é preocupante a 2ª dose para as pessoas entre 65 e 69 anos, que atingiu apenas 45,5% do grupo.
Segundo a gestão, a capacidade é para a aplicação de 7.800 doses por semana, no entanto, em dias como feriados e fins de semana os faltosos chegam a 70% das pessoas agendadas.