“A demanda por petróleo vai continuar crescendo, não atingiu o pico”, diz secretário-geral da Opep

“A demanda por petróleo vai continuar crescendo, não atingiu o pico”, diz secretário-geral da Opep

O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Haithmam Al-Ghais, divulgou nesta terça-feira (24) no Rio de Janeiro o relatório da instituição que contraria as expectativas de que a demanda por petróleo alcançará um pico e começará a cair.

“Assim como o Brasil, os países membros da Opep estão investindo em energias renováveis, petróleo e gás para permitir que a demanda seja bem atendida. A demanda por petróleo vai continuar crescendo, não atingiu o pico”, destacou Haithmam Al-Ghais.

A Opep espera que a demanda mundial por petróleo atinja 118,9 milhões de barris por dia (bpd) até 2045, cerca de 2,9 milhões de bpd a mais do que o esperado no relatório de 2023.

Durante apresentação do documento com projeções sobre o consumo de energia, ambientalistas subiram ao palco onde estava o secretário-geral da Opep com cartazes e interromperam o início da apresentação.

Com mensagens como “transição energética justa” e “planejando catástrofe ambiental”, os manifestantes precisaram ser contidos pela equipe do evento. Ao retomar a fala, Haithmam Al-Ghais usou o bom humor para citar o episódio.

“O que eu adoro quando estou no Brasil é a energia desse país. Todo tipo de energia. Isso mostra que não tem bastante eletricidade aqui e vão precisar de muito mais petróleo para o futuro.”

O ROG.e reúne as maiores marcas de petróleo e gás do mundo e acontece até a próxima quinta-feira (27), no Boulervard Olímpico, no Centro do Rio de Janeiro.

Eólica offshore pode ser “nova energia hidrelétrica” do Brasil, diz estudo do Banco Mundial

Matheus Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *