Artistas recebem Títulos de Acadêmicos Efetivos da ACILBRAS durante 3º Sarau Cuiabano

A terceira edição do Sarau Cuiabano aconteceu nesta terça-feira (9), na Câmara Municipal de Cuiabá, O evento fez alusão ao Dia do Escritor, ao Dia do Artista e marcou a posse dos novos membros da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil (ACILBRAS), que também foram homenageados com Moção de Aplausos.

O evento foi conduzido pelo presidente da Casa de Leis, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), no Plenário das Deliberações. “Eventos como esse fortalecem a cultura cuiabana e inspiram outras pessoas a continuarem lutando por nossas raízes. Me sinto honrado por entregar essas moções que tem o intuito de valorizar e incentivar essas pessoas que tanto fazem por nossa cultura”, disse.

“A ACILBRAS se propõe não só a estimular, mas também a apoiar toda a produção cultural e difundi-la localmente e externamente. Parabéns a cada um de vocês que foram empossados, vocês passam a assumir a expressão de uma coletividade que é a nossa ACILBRAS”, disse a superintendente da ACILBRAS em Mato Grosso, Jacy Proença.

Em sua fala o diretor artístico da Academia de Artes Bemtivi, Jeferson Bertoloti, fez referência a história do Museu de Arte e Cultura Popular de Universidade Federal da Mato Grosso (UFMT) e a importância da cultura para a sociedade.

“O Museu foi criado em Cuiabá em janeiro de 1974 como parte da estrutura da UFMT que tem a missão de preservar, pesquisar e comunicar as artes plásticas mato-grossenses, bem como as manifestações da cultura popular e projeções destas expressões na região Centro Oeste em âmbito nacional. Quando se tira a arte do nosso caminho apaga-se a nossa história, então temos que tomar muito cuidado quando formos criticar algo da arte, tirar a arte é tirar quem somos do mapa”, comentou.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, aproveitou a oportunidade para comentar sobre a elaboração do Plano Municipal de Cultura que será lançado, em breve, na capital.

“O Plano Municipal de Cultura é um anseio da classe cultural do nosso município, é um sonho e em dentro de 6 meses nós se Deus quiser estaremos entregando o Plano Municipal de Cultura para os munícipes que vivem em Cuiabá. E nesta tarde parabenizo todos os que foram empossados, a ACILBRAS tem relevantes serviços prestados à cultura e as suas mais diversas manifestações, em Cuiabá através do trabalho espetacular da professora Jacy Proença que tem feito história”, disse.

Durante o evento, a professora Josi Crispim fez uma apresentação musical com um dos símbolos da cultura cuiabana- a viola de cocho. Também participou da solenidade a cantora e compositora Helleny Nobre e de forma online o presidente nacional da ACILBRAS, comendador maestro Armando Caraaura.

Da Redação

Matheus