Beto nega conflito com Janaína e afirma estar apto a ocupar primeira-secretaria na ALMT

Beto nega conflito com Janaína e afirma estar apto a ocupar primeira-secretaria na ALMT

Deputado tem preferência do Palácio Paiaguás para ocupar o cargo

Conteúdo/ODOC – O deputado estadual Beto Dois Um (União) negou qualquer tipo de conflito com a colega parlamentar Janaina Riva (MDB) na disputa pela Primeira-Secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para o biênio 2025/26. No entanto, ele admitiu que a disputa pelo cargo está em andamento.

Além de Beto e Janaina, outros deputados como Dilmar Dal’Bosco (União) e Sebastião Rezende (União) também manifestaram interesse no cargo. Porém, atualmente, os nomes de Dilmar e Sebastião já foram descartados da disputa.

Beto é visto como o favorito do Palácio Paiaguás para ocupar a Primeira-Secretaria. A articulação visa evitar que Janaina Riva, ocupando o cargo, ganhe capital eleitoral para a eleição de 2026, quando ela e o governador Mauro Mendes (União) podem disputar uma vaga ao Senado Federal.

O parlamentar minimizou a situação, afirmando que não há atritos, mas sim uma disputa natural e necessária. “Não há atrito, há uma disputa [com a Janaina]. O Dilmar já colocou seu nome à disposição, a Janaina, o deputado Sebastião Rezende e eu já nos colocamos à disposição. Eu acho [a disputa] muito natural e é fundamental que a gente dialogue sobre isso. É um debate, uma troca de ideias, com a melhor solução”, disse Beto.

Ele também ressaltou estar pronto para assumir qualquer função em que possa ser útil: “Eu já deixei claro que estou apto a me colocar à disposição para qualquer função em que eu possa ser útil. Enquanto eu entender que vou ser útil eu vou estar pronto e à disposição.”

O deputado disse que o foco atual do grupo é nas eleições municipais deste ano, e não nas de 2026. “Seria um erro da nossa parte debater as eleições de 2026 agora. A gente está começando o processo para debater 2024 que é o mais urgente, emergencial, eu acho que é muito prematuro fazer essas conjecturas”, afirmou.

Uma reunião no colégio de líderes da ALMT, realizada no último dia 3, selou o acordo para antecipar a eleição da Mesa Diretora de setembro para a primeira semana de agosto. A proposta será analisada em plenário na próxima terça-feira (9).

Além disso, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe aumentar de sete para 10 os cargos na Mesa Diretora será analisada e já conta com acordo para aprovação. A PEC prevê que a Mesa Diretora será composta por presidente, primeiro, segundo e terceiro vice-presidentes, e primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto secretários.

Matheus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *