Câmara pede afastamento do secretário por notícias falsas via WhatsApp
Conteúdo/ODOC – A Câmara Municipal de Rondonópolis aprovou o pedido de afastamento do secretário municipal de Infraestrutura, Dhyogo Parreira Gonçalves, por espalhar notícias falsas por meio de um áudio no WhatsApp.
O afastamento foi aprovado através de requerimento com 15 votos favoráveis, pelo Legislativo municipal e também prevê a abertura de um Procedimento Disciplinar contra o secretário, conforme o artigo 163 da Lei 1752/1990.
Conforme a denúncia, o gestor recomendava a uma moradora que pressionasse os vereadores pela liberação de recursos para asfaltar o bairro onde ela residia. Gonçalves deverá comparecer à sessão ordinária desta quarta-feira (7) para prestar esclarecimentos.
No áudio que circulou nas redes sociais, atribuído ao secretário, ele afirma que “a Câmara não está aprovando os projetos” do prefeito para a pavimentação das ruas da cidade. Gonçalves ainda menciona que as obras precisam de aditivos que dependem da aprovação dos vereadores. “O recurso tem que passar pela Câmara e os vereadores não estão votando. Entendeu?”, diz a gravação, que incentiva a população a cobrar uma resposta dos parlamentares.
O projeto mencionado no áudio solicita a aprovação do Legislativo para a contratação de um empréstimo de R$ 300 milhões com o Banco do Brasil. No entanto, os vereadores afirmam que o projeto não detalha quais obras seriam financiadas com esse recurso, motivo pelo qual não foi incluído na pauta da Câmara.
Em nota à imprensa, a presidência da Câmara destacou que mantém um “relacionamento harmônico” com o prefeito, mas ressaltou a importância de respeitar a isonomia dos poderes. “Portanto, não há como permitir que num momento delicado como o que estamos passando, período eleitoral, pessoas que deveriam contribuir para o desenvolvimento da cidade e do nosso povo, adotem comportamentos mesquinhos com o propósito de desestabilizar os poderes e colocar a população contra seus verdadeiros representantes”, diz o texto.