Conab corta estimativa de safra de café do Brasil e vê queda ante 2023

Conab corta estimativa de safra de café do Brasil e vê queda ante 2023

A safra de café do Brasil de 2024, já colhida, foi estimada nesta quinta-feira (18) em 54,79 milhões de sacas de 60 kg, com um corte de 6,8% na comparação com a previsão anterior, por conta de condições climáticas adversas, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Com a revisão, agora a Conab passa a ver uma redução de 0,5% na safra do maior produtor e exportador global de café em relação a 2023. A estatal apontou produtividade média de 28,8 sacas/hectare, 1,9% abaixo do ano passado.

“O início da atual safra indicava um novo crescimento na colheita, considerando a situação das lavouras na época e o ciclo de alta bienalidade”, disse a Conab.

“No entanto, as condições climáticas adversas, como: estiagens, chuvas esparsas e mal distribuídas, juntamente com altas temperaturas durante as fases de desenvolvimento dos frutos, reduziram as produtividades previstas inicialmente”, afirmou o relatório.

A Conab reduziu as previsões para as safras de café arábica, principal espécie produzida no Brasil, para 39,59 milhões de sacas, ante 42,1 milhões de sacas na projeção anterior.

Ainda assim, o Brasil ainda colheu uma safra de arábica 1,7% maior do que a registrada na temporada passada, em meio ao ciclo bienal de alta da espécie, que alterna anos de maior e menor produtividade. Isso foi possível por conta de um aumento da área plantada.

Mas colheita de arábica ficou 6% abaixo da projeção de maio, segundo números da Conab.

Já a safra de café canéfora, que envolve as variedades robusta e conilon, foi estimada em 15,2 milhões de sacas, aproximadamente 9% abaixo da previsão anterior.

Na comparação com 2023, a queda foi de 6%.

A safra recuou apesar de um ligeiro aumento na área total de café em produção em 2024, estimada em 1,9 milhão de hectares, contra 1,87 milhão em 2023.

Matheus Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *