Seja bem vindo ao nosso portal de notícias.

29/02/2024 11:49 am

Emanuel Pinheiro libera aulas presenciais na educação infantil e uso de áreas comuns em condomínios

A Prefeitura de Cuiabá liberou, nesta quarta-feira (02), a utilização dos espaços de uso comum dos condomínios residenciais da Capital. Em novo decreto, a gestão Pinheiro também estabeleceu o retorno das atividades presenciais da educação infantil nas unidades privadas de ensino. No entanto, o ato manteve o toque de recolher, que vigora até 21 de setembro.

De acordo com o decreto nº 8.084/2020, os moradores dos condomínios poderão voltar a utilizar áreas como salões de jogos, academias de ginástica e musculação, playgrounds, brinquedotecas, piscinas, quiosques, espaço gourmet, salões de festas e congêneres. A autorização, todavia, está condicionada ao atendimento dos protocolos de convivência e de distanciamento social.

No caso da volta da educação infantil (berçário I e II e maternal I), o processo passa a valer a partir do dia 10 de setembro, mediante a adoção de uma série de medidas de biossegurança contidas no documento.

As demais modalidades de ensino permanecem com as atividades presenciais suspensas até 30 de setembro de 2020.

Além disso, o decreto determina ainda que a prorrogação do toque de recolher em Cuiabá, do dia 7 até 21 de setembro, no período compreendido entre às 23h às 05h.

A normativa também estavelece a reabertura dos parques públicos municipais, a partir do dia 8 de setembro. Inicialmente, serão permitidas as atividades esportivas individuais, respeitando as medidas de biossegurança.

“Não estamos promovendo o liberou geral, pois não superamos o vírus. Estamos nesse caminho e, nesse momento, temos que conviver com o vírus com toda segurança”, explicou o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

A regulamentação para o funcionamento das conveniências localizadas em postos de combustíveis e das distribuidoras de bebidas também sofreu alterações.

Agora, as conveniências poderão funcionar no mesmo horário dos postos onde se localizam, inclusive com consumo no local, desde que respeitando o toque de recolher. Já as distribuidoras de bebidas tiveram o funcionamento liberado de segunda a domingo das 9h às 22h.

A Prefeitura ainda explicou que a liberação da utilização das áreas comuns dos condomínios residenciais foi feita com base em debates coletivos com representantes dos administradores de condomínios. Da mesma forma, as medidas adotadas para as conveniências dos postos de gasolina foram discutidas com a diretoria do Sindicato Patronal dos Postos de Combustíveis (Sindipetróleo).

Semana do Brasil

O decreto nº 8.084/2020 ainda traz medidas expecionais para o período de 03 a 13/09, durante a chamada “Semana do Brasil”, em alusão às comemorações do dia da Indepêndencia (7).

Neste período, os shoppings terão o funcionamento liberado de segunda a domingo e feriados das 11h às 22h. O comércio de rua teve o funcionamento liberado de segunda a domingo e feriados das 9h às 19h.

Tendência de alta

Um levantamento divulgado pela Prefeitura de Cuiabá, na última terça-feira (1), confirmou a estabilidade nos números da pandemia durante a última Semana Epidemiólogia (SE 35).

Contudo, o estudo indica para uma tendência de alta nos próximos dias.

“Observamos nesta semana a manutenção no número de casos notificados e de óbitos, além do aumento do Rt, que indica a reprodução do vírus na população. Tais informações deverão ser avaliadas e monitoradas juntamente com a observação do cumprimento das exigências quanto às medidas de flexibilização na capital, visando retornar ao cenário anterior caracterizado pela redução do número de casos e de óbitos, bem como do Rt”, assinalou a Prefeitura.

Nesta quarta (2), o prefeito Emanuel Pinheiro reforçou que as novas medidas de flexibilização se deram a partir da estabilidade da curva de incidência do vírus que, de acordo com a própria prefeitura, já mostra indícios de alta.

“Graças as medidas adotadas pela Prefeitura, Cuiabá alcançou uma estabilidade. Mas não é um liberou geral. É um procedimento que estamos colocando em prática para dar mais condição de girar o comércio e dos empreendedores recuperar ou diminuir as perdas por conta da pandemia”, disse o gestor.

Fonte: Hiper Notícias

Veja também

CUIABÁ| SAÚDE

Prefeitura toma medidas para testagem e tratamento de casos de covid-19 em Cuiabá

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá informa sobre o que abre e fecha nesse carnaval

CUIABÁ| ESPORTES

Estádio Dutrinha retoma atividades nesta terça-feira (30) após ações de manutenção

CUIABÁ| GERAL

Prefeito anuncia Luciana Zamproni como nova secretária de Mobilidade Urbana

CUIABÁ| GERAL

Prefeito revoga exonerações de profissionais da odontologia pelo gabinete de intervenção do Estado.

CUIABÁ

Primeiro bebê a nascer em 2024 na capital de MT é um menino; conheça