Expectativas de inflação da zona do euro para 2025 cresce, indica BCE

Expectativas de inflação da zona do euro para 2025 cresce, indica BCE

As expectativas de inflação da zona do euro para o próximo ano aumentaram ligeiramente em outubro e permaneceram estáveis para os próximos três anos, mostrou a Pesquisa Mensal de Expectativas do Consumidor do Banco Central Europeu nesta sexta-feira (29).

A mediana das expectativas de inflação para os próximos 12 meses aumentou para 2,5%, de 2,4% anteriormente, enquanto as expectativas para os próximos três anos permaneceram inalteradas em 2,1%, informou o BCE, que tem como meta o crescimento dos preços em 2%, após consultar cerca de 19.000 adultos em 11 países da zona do euro.

As expectativas dos consumidores vêm caindo de forma constante há anos, em linha com a desaceleração do aumento geral dos preços, e indicam que os consumidores acreditam amplamente na narrativa do BCE de que a vitória sobre a inflação descontrolada está próxima.

Os consumidores, entretanto, tornaram-se mais pessimistas em relação ao crescimento, já que as expectativas para os próximos 12 meses caíram para uma contração de 1,1% em relação à queda de 0,9% observada em setembro, acrescentou o BCE.

Em linha com esse pessimismo crescente, as expectativas de crescimento da renda nominal diminuíram de 1,3% para 1,1%, segundo a pesquisa.

Entenda por que os juros caem nos EUA e sobem no Brasil

Matheus Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *