Governador vê atitude da OAB contra chefe do MP que criticou advogados como “desproporcional”
Conteúdo/ODOC – O governador Mauro Mendes (União Brasil), classificou a ação da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT), contra o procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz, como “desproporcional”.
Durante o evento do Governo do Estado para lançamento do programa Tolerância Zero contra o crime, Deosdete alfinetou advogados, afirmando que a classe atua benefício de criminosos, como uma espécie de pombo correio, disseminando informações estratégicas.
A situação gerou uma retaliação da OAB-MT, que protocolou no Tribunal de Justiça do Estado (TJMT), na terça-feira (26), um Pedido de Explicações em Juízo (interpelação judicial) em face do procurador-geral de Justiça.
De acordo com o governador, a ação é descabida e desproporcional. Na avaliação do chefe do Executivo, a fala do procurador se referiu a pessoas e não a classe de advogados.
“Eu achei muito desproporcional. Nós podemos, sim, falar de pessoas e não de uma classe. E eu não vi aqui o Deosdete falar que é a advocacia, que a classe, comete crimes, mas sim que pessoas. E aí nós temos dezenas, talvez centenas de advogados que já foram condenados no país por cometer crimes”, afirma Mendes.
“Hoje mesmo (27), nós tivemos uma operação que advogado estava sendo usado como laranja. E eu tenho certeza que a OAB defende os bons advogados. Qualquer cidadão que comete um crime deve ser tratado como criminoso”, completou.