Janaína diz que é preocupante a gravação de conversas na Mesa Diretora: “ficamos assustados”

Janaína diz que é preocupante a gravação de conversas na Mesa Diretora: “ficamos assustados”

Conteúdo/DOC – A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou ser preocupante a divulgação de um vídeo pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT) na semana passada.

O vídeo mostra uma conversa entre Cabral e o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (UB), sobre o projeto de lei que exige a licitação do BRT.

“Queremos pôr fim ao que aconteceu naquele dia, porque foi algo atípico e trouxe desconforto. O fato de ter uma gravação feita pelo Lúdio também nos assustou. Ninguém quer ver isso novamente, entendemos que isso deve acabar dentro da Casa. Trouxe muita preocupação ao Colegiado, e não desejamos que ninguém grave, principalmente sem comunicar os colegas”, afirmou Riva.

Na última semana, os dois parlamentares, que são pré-candidatos à Prefeitura de Cuiabá, protagonizaram uma verdadeira discussão acalorada, com direito a dedo no rosto, empurrões e xingamentos.

A deputada, que está concorrendo ao cargo de primeira-secretária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, mencionou que o episódio da gravação será discutido no Colégio de Líderes. “Estamos preocupados, é algo que pode ser resolvido, e com certeza será discutido no Colégio de Líderes. Nunca aceitamos isso lá dentro. Então, queremos saber em que momento começou a ser gravado, em que oportunidade. Discussões internas devem permanecer internas, e isso será debatido no Colégio de Líderes”, concluiu Janaina Riva.

Entenda

No vídeo, é possível ver que Lúdio usava um microfone no paletó, costumeiramente usado por políticos para gravar falas em plenário e acabou registrando de perto o que foi dito na discussão entre os dois.

Durante a sessão, Lúdio apresentou um projeto de lei para tornar obrigatória a licitação para o BRT e fixar a tarifa em R$ 1 por cinco anos. Botelho colocou o requerimento de urgência para votação, mas foi derrotado em plenário. Após a votação, Lúdio tentou expor os colegas, sendo repreendido por Botelho, momento em que intensificou as provocações e gravou a reação do presidente.

Nas imagens é possível ver que Lúdio se aproxima do presidente da Casa e começa a provocar o parlamentar. Com o áudio divulgado pelo petista, é possível ouvir que Botelho questiona o adversários: “por quê você vai expor os colegas?”, e ele responde: “não vou expor ninguém, você tem que ter compostura”.

Neste momento Botelho altera a voz e dispara: “você tem que largar de ser vagabundo”, enquanto Lúdio continua a pedir compostura: “você é presidente da Assembleia”. Neste momento, Botelho levanta da cadeira e fala: “sou presidente daqui, você me respeita seu vagabundo, sai daqui” e dá um empurrão no deputado.

Matheus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *