Mendes “sugere” que foragidos do Novo Cangaço sejam capturados por onças

Durante encontro do MDB, na segunda-feira (19), na cidade de Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá), Mendes detalhou que os dois criminosos que ainda estão foragidos deveriam ser capturados por onças.

“Estou muito orgulhoso (com os policiais do Bope de Nova Bandeirantes). Alguns de vocês têm acompanhado que a polícia está lá, está lá o Bope em cima (dos criminosos). De 14, têm nove mortos e cinco presos até agora. Acho que está faltando dois apenas que devem estar perdidos lá (na mata). Quem sabe as onças não dão um jeito neles lá”, brincou o governador.

Ação criminosa

Depois de um mês e 14 dias da ação criminosa, policiais do Batalhão de Operações Especializada (Bope), da Força Tática e do policiamento ordinário continuam na região para tentar pegar os ladrões da modalidade Novo Cangaço.

Conforme os policiais do Bope, os últimos dois criminosos continuam escondidos na mata próximo ao distrito de Japuranã, em Nova Bandeirantes.

Desde o dia do roubo, nove integrantes do Novo Cangaço foram mortos em confrontos. São eles: Ronaldo Rodrigues de Souza, de 41 anos, e Samuel Santos Silva, de 24 anos, Cristiano de Jesus Nunes, Waldeir Porto Costa, de 25 anos, Romário de Oliveira Batista, de 35 anos, Maciel Gomes de Oliveira, de 37 anos, e Luiz Miguel Melek, de 40 anos. Diego de Almeida Costa, de 30 anos e Adailton Santos da Silva, de 40 anos.

Além dos mortos, cinco homens foram presos. Salvador Santos Portela, de 51 anos, foi preso no dia 9 de julho próximo a uma lanchonete. Com ele, foi apreendido pouco mais de R$ 50, 4 mil. Salvador teve a prisão em flagrante convertida em preventiva na audiência de custódia de sábado (10).

Já Valdecir de Salles Barboza foi preso no último dia 26 de junho em Nova Monte Verde, a 54 km de Nova Bandeirantes, durante as incursões dos agentes do Bope na mata. No mesmo dia, Franklis Souza de Jesus, de 26 anos, foi preso em uma fazenda de Nova Bandeirantes com R$ 134 mil. Ambos tiveram a conversão da prisão em flagrante em preventiva pela juíza Janaina Rebucci Dezanetti.

Ednicio Pereira Cavalcante, de 28 anos, e Josias Silveira, 45 anos, foram presos no dia 23 de junho pelos agentes da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) enquanto tentavam negociar a compra de um veículo para tentar fugir do município.

Entretanto no dia 25 de junho, Justiça de Mato Grosso decidiu pela soltura de Josias. Já Ednicio teve a prisão em flagrante convertida em preventiva.

Matheus Augusto