Para investir na educação e ampliar o acesso às creches, Kennedy vai buscar parcerias com Governo Federal e entidades filantrópicas

Para investir na educação e ampliar o acesso às creches, Kennedy vai buscar parcerias com Governo Federal e entidades filantrópicas

Mesmo com tantos avanços na pasta, Kennedy sabe que ainda há muito o que se fazer na educação

A educação será prioridade na gestão de Domingos Kennedy (MDB) frente à prefeitura de Cuiabá. É por isso que o candidato tem como principal objetivo o de ampliar o acesso das crianças às creches e buscar parcerias com o Governo Federal para modernizar os diversos Centros Educacionais Infantis Cuiabanos (CEICs).

“Um dos gargalos de Cuiabá são as crianças fora das creches. Mesmo com tantos avanços da atual gestão como a construção dos CEICs, as creches com hora estendida (o que transformou esses locais em escolas em tempo integral), ainda temos crianças fora das creches, o que é uma luta constante de toda gestão municipal. Para acabar com isso, nosso objetivo é buscar subsídios junto ao Governo Federal para que possamos construir mais escolas”, disse Kennedy.

Um dos grandes avanços da gestão do MDB, além das creches em tempo integral, a entrega de kits escolares e as salas com ar-condicionado, foi a criação do Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC), unidades de ensino com o objetivo de oferecer vagas para a primeira infância (0 a 5 anos). Nesse novo formato, os espaços escolares são ressignificados visando melhorar a qualidade do ensino ofertado na Educação Básica, atendendo às metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação.

As unidades entregues pela atual gestão municipal possuem amplos espaços de refeitório e pátio cobertos, solários cobertos para proteção das crianças contra a insolação excessiva, acessibilidade adequada às exigências de prevenção quanto a incêndio e pânico.

Outro projeto do plano de governo de Kennedy é fazer parcerias com entidades de ensino filantrópicas para que nenhuma criança fique fora da escola: “basicamente funciona assim; iremos entrar em contato com a entidade e perguntar: ‘quanto é para colocarmos um número x de crianças aqui?’, com isso iremos buscar um convênio para amenizar esse déficit”.

Orçamentos discrepantes

Como realizar esses projetos é o famoso “x da questão”. É por isso que Kennedy propõem aumentar o orçamento na pasta da educação, afinal, o número de crianças matriculadas na rede municipal é alto, sem contar no grande número de servidores que merecem ser valorizados pelo bom serviço que prestam.

Para que os eleitores entendam como os valores são baixos, Kennedy compara os investimentos na educação com o orçamento da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

“Sabe qual o orçamento da Assembleia Legislativa? R$ 850 milhões. Sabe qual é o orçamento de educação? R$ 800 milhões. Hoje temos 169 escolas, sendo que duas ainda serão entregues, são mais de 58 mil crianças matriculadas que se alimentam, tem uniforme, material didático, temos cerca de 11 mil servidores na educação que devem ser valorizados, e olha essa comparação. A Assembleia é um quarteirão do Centro Político Administrativo, a pasta da Educação Municipal é uma máquina complexa com muita gente trabalhando e estudando. Por isso nós temos que melhorar esse orçamento para colocar nossas crianças na escola e nós vamos trabalhar nisso”, garantiu Kennedy.

Esporte na rede MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *