PlayStation 2 é console mais vendido da história, com mais de 160 milhões de unidades, diz Sony
A Sony confirmou nesta semana que o PlayStation 2 (PS2) vendeu mais de 160 milhões de unidades desde seu lançamento, em março de 2000, até o encerramento de sua fabricação, em janeiro de 2013.
11 anos o fim da linha, o PS2 continua sendo o console mais vendido do mundo, com uma diferença de 6 milhões de unidades para o segundo colocado: o Nintendo DS, console portátil da japonesa Nintendo.
A longevidade do aparelho está ligada ao fato de ser o primeiro videogame de muitos jogadores com grande facilidade de acesso a jogos e a consoles.
O PS2 foi o segundo console da linha Playstation – hoje em sua quinta geração -, que consolidou a Sony no mercado de videogames.
A confirmação do número de vendas mais de 20 anos após o lançamento coloca fim à especulação sobre o sucesso do console, que nunca teve números oficiais divulgados.
O médico generalista Guilherme Santana, 24 anos, conta que o console que ganhou de natal em 2008 é seu “xodó” devido às lembranças que teve com o console.
“O PS2 foi meu primeiro videogame, minha porta de entrada para esse mundo. Eu era o único entre as crianças da minha família que tinha o console”, conta o médico.
Segundo ele, era comum aos finais de semanas suas primas irem para sua casa e passarem horas jogando os títulos do console.
“Chegava até hora marcada para jogar. A gente revezava, ficava vendo o outro, arranjava vários controles”, relembra.
A jornalista Tainah Ramos, 24 anos, se considera uma obcecada pelo o PlayStation 2, que também foi o primeiro – e único – console da qual foi dona.
“O console traduz muito um período gostoso da minha infância. Para amenizar o fato que não tínhamos muito dinheiro para fazer as coisas durante as férias, meu pai realizava campeonatos dos jogos do PS2 comigo e meu irmão. Então, ele guarda esses momentos desse período e da minha pré-adolescência”, explica a jornalista.
A nostalgia pelo console fez com que Tainah começasse a busca por uma nova unidade do console após anos de ter se desfeito do que dividia a guarda com seu irmão.
“Meu irmão até teve outros consoles que eram só dele. Minha conexão mesmo foi com o PS2, que simbolizava meus momentos de lazer, tanto em família quanto sozinha”, ressalta.