Por Dentro do Parlamento recebe alunos do ensino médio de Poxoréu

Por Dentro do Parlamento recebe alunos do ensino médio de Poxoréu

O programa Por Dentro do Parlamento recebeu na manhã de hoje (6) cerca de 60 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor João Pedro Torres, do município de Poxoréu. Coordenados pelo professor de geografia, Juvamilto Lopes dos Santos, os alunos foram recebidos pela equipe técnica do Planejamento Estratégico, com a coordenadora Raquel Juliano Jassniker.

Os estudantes participaram de duas palestras com explicações sobre o funcionamento do Poder Legislativo do Estado de Mato Grosso, e em seguida, fizeram uma visita técnica pelo prédio conhecendo os setores, e o gabinete do deputado Sebastião Rezende (União).

“Durante as visitas mostramos toda a infraestrutura da Assembleia e o trabalho do deputado no dia a dia”, disse a coordenadora do programa, Raquel Juliano Jassniker.

Na sala da Escola do Legislativo, os alunos foram recepcionados pelo assessor parlamentar da Assembleia Legislativa, Leôncio Pinheiro Neto. Ele falou um pouco sobre a importância do exercício da cidadania para os estudantes. A estratégia utilizada foi a de perguntas e respostas.

“O objetivo do projeto é proporcionar aos alunos conhecimentos sobre a origem histórica, função e importância do Poder Legislativo e de seu processo parlamentar, promovendo aproximação entre a Assembleia Legislativa, alunos e os professores”, disse Leôncio.

De acordo com o professor Juvamilto Lopes, essa visita faz parte de um projeto chamado “Conhecer os três Poderes”, desenvolvido no município de Poxoréu.

“Essa iniciativa tem o objetivo de mostrar para os alunos como é que funciona os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, para que eles possam saber a função de cada um dos deles”, explicou Lopes.

Na avaliação do professor de Geografia, a visita é importante para que as pessoas tenham entendimento de como são os trabalhos nos três Poderes. “Sempre é bom conhecer ambientes diferentes e de como ele funciona no dia a dia. Entendo que a visita na Assembleia será muito importante para todos eles”, afirmou Lopes.

A diretora da Escola Estadual Professor João Pedro Torres, professora Neilde Ferreira de Araújo Beapino acredita que os estudantes terão um conhecimento maior de como os deputados trabalham.

“Não é comum para eles fazer uma visita dessa importância, e saber como que tudo funciona. Essa ideia começou em Poxoréu, em 2021. Agora estamos expandindo com outros setores públicos para os alunos terem conhecimento dos trabalhos”, afirmou ela.

A estudante Tais da Silva destacou que a visita foi fundamental para seus estudos futuros. “É a primeira vez que visito a Assembleia e significou muito para mim conhecer o prédio. É uma oportunidade única e aproveitei bastante, desde as palestras até conhecer o prédio”, aponta ela.

Para a estudante Rebeca Oliveira, as visitas deveriam acontecer com maior frequência para alunos das escolas públicas e privadas. “Temos que saber como um deputado trabalha dentro do gabinete, é nosso dever sabermos essas informações para quando formos votar, escolher o político certo”, finaliza ela.

O programa – O Por Dentro do Parlamento foi criado pela Resolução 4.867/2017. A iniciativa tem o objetivo de ampliar a participação social de estudantes e cidadãos no processo legislativo. As instituições de ensino (público e privado) e a sociedade civil organizada que desejam conhecer a história da Assembleia Legislativa, por meio do Programa Por Dentro do Parlamento, podem agendar a visita pelo e-mail institucional [email protected] e ainda pelos telefones (65) 3313-6282 e 6288.


Matheus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *