Produtores de 46 municípios recebem kits para agricultura familiar

Produtores de 46 municípios recebem kits para agricultura familiar

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) entregou 80 kits de ferramentas para agricultura familiar, na manhã desta quinta-feira (13), para 69 associações de produtores de 46 municípios mato-grossenses. A aquisição dos equipamentos integra o Projeto Campo Sustentável Fase 2 e foi viabilizada por meio de emenda parlamentar da deputada Janaina Riva (MDB). A cerimônia de entrega foi realizada na sede da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá.

O objetivo do projeto é aumentar a produtividade das pequenas propriedades de forma sustentável, com a adoção de boas práticas produtivas e com uso adequado de insumos e ferramentas. Além da emenda individual da deputada Janaina Riva, a Assembleia Legislativa também deverá viabilizar a aquisição de mais equipamentos por meio da destinação de emendas de bancadas a partir do ano que vem.

De acordo com a deputada Janaina Riva (MDB), a grande agricultura anda sozinha, apesar de alguns empecilhos ligados à burocracia. Mas são os pequenos, responsáveis por grande parte da produção de alimentos que chegam à população, que carecem de mais atenção.

“A nossa preocupação são com os pequenos produtores. Hoje, por exemplo, mais de 90% dos CARs (Cadastros Ambiental Rural) não autorizados são da agricultura familiar, que possuem mais dificuldade para contratar consultoria técnica, para ter o parecer jurídico e contábil, para protocolar os documentos. Então, precisamos atuar na FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) pensando em chegar até os pequenos, em atender esses produtores que não têm acesso a recursos e consultoria técnica”.

O presidente da AMM, Leonardo Bertolini, destacou que os kits têm impacto na lá na ponta, onde está a população e os pequenos produtores. “Para muitos produtores rurais, estes kits significam resultado, trazendo eficiência para sua lavoura, para sua produção pecuária. Foi muito sensível da parte da deputada Janaína Riva destinar recursos para a aquisição desses kits e, juntamente com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, realizar a entrega aqui na sede da AMM, que é o berço dos municípios mato-grossenses”.

E quando se fala lá na ponta, não é só força de expressão. Em Vila Rica, localizado na divisa do estado com o Pará, mais de 150 famílias serão contempladas com os kits. O vereador Goiano da Cerâmica destacou a importância dessa entrega para o município. “Nós estamos a 1.250 quilômetros da nossa capital, mais de 50 famílias serão beneficiadas com esses kits, que terão grande valia para a geração de renda e para a economia, tanto do município, quanto do assentamento”.

Os kits são compostos por roçadeira, motocultivador, adubadeira costal e perfurador de solo. Nesta segunda etapa da entrega, serão beneficiadas associações dos municípios de Alto Araguaia, Alto Paraguai, Alto Taquari, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Campinapólis, Campos de Júlio, Canabrava do Norte, Cocalinho, Colniza, Comodoro, Cuiabá, Denise, Diamantino, Indiavaí, Itanhangá, Jaciara, Juara, Juruena, Lambari d’Oeste, Matupá, Nortelândia, Nova Bandeirante, Nova Canãa do Norte, Nova Lacerda, Nova Santa Helena, Novo Santo Antônio, Pedra Preta, Planalto da Serra, Poconé, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santa Terezinha, Santo Afonso, São Félix do Araguaia, São Pedro da Cipa, Tabaporã, Terra Nova do Norte, Torixoréu, União do Sul, Vera, Vila Rica.


Matheus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *