Programa recebe visitantes para conhecer o trabalho do Poder Legislativo

Programa recebe visitantes para conhecer o trabalho do Poder Legislativo

Prestes a completar 30 anos desde a implementação, o Programa Por Dentro do Parlamento soma mais de 90 mil visitantes e é uma referência no trabalho de aproximação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) com a comunidade. Para este ano, a agenda está lotada até setembro, mas os interessados podem entrar em contato para marcar visitas a partir de outubro pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (65) 3313-6288.

Coordenado pela Superintendência de Planejamento Estratégico, o programa tem por objetivo explicar o funcionamento do Poder Legislativo, conhecer o dia a dia do Parlamento, acompanhar uma sessão plenária e ainda participar de duas palestras, sendo uma geral sobre processo legislativo e outra sobre cidadania, direitos e deveres dos cidadãos.

As visitas têm como público-alvo, grupos da sociedade civil e alunos de escolas públicas ou privadas e de universidades. Para garantir um melhor aproveitamento da experiência, as visitas de estudantes são exclusivas para alunos a partir do oitavo ano do ensino fundamental. “Antes, as visitas eram abertas às crianças também, mas percebemos que o aproveitamento é melhor quando já possuem uma certa maturidade, conseguem interagir com os temas”, explica Raquel Jassniker, coordenadora do programa.

Enquanto professora do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) já tornou as visitas técnicas uma espécie de conteúdo complementar para a teoria dada na sala de aula. “Costumo fazer uma ponte da teoria da sala de aula com a prática. Dividimos a visitas em três partes, que são Executivo, Legislativo e Judiciário, e levo os estudantes para vivenciarem a prática”, explicou Hellen Bucair.

Para os interessados em participar do programa, a ALMT disponibiliza um ônibus para transporte dos visitantes em um raio de até 100 km da capital, além de um lanche que é oferecido no intervalo. O agendamento pode ser feito pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3313-6288.

Com informações de José Luís Laranja.


Matheus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *