Servidor público pesca peixe com mais de um metro em festival internacional em MT

O servidor público Evando de Souza Venturolli, de 30 anos, fisgou um peixe Jaú de 1,17 metro neste sábado (8), no Rio Paraguai, em Cáceres, a 205 km de Cuiabá. A captura aconteceu durante uma prova de caiaque na 40ª edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva (Fipe).

Evando é morador do município de Glória D’Oeste, a aproximadamente 97 km do município onde ocorre o festival. Ele pesca há mais de 10 anos, porém, participa do evento há cinco anos. De acordo com o servidor, ele sempre participa das categorias de embarcada e canoa.

Pescador fisgou peixe de 1,17 metros em Cáceres  — Foto: Lucas Garcia

Pescador fisgou peixe de 1,17 metros em Cáceres — Foto: Lucas Garcia

Neste ano, foi a primeira vez que competiu na categoria caiaque e ficou em primeiro lugar, após fisgar o jaú. O peixe foi medido, pesado e depois devolvido com vida ao Rio Paraguai. Aproximadamente 85 competidores disputaram com Evando.

“Sensação muito incrível uma emoção única adrenalina, não tem nem como explicar a felicidade em uma captura inesquecível dessa”, disse.

Com a conquista, o pescador disputa também a premiação de maior peixe do festival.

A espécie

Peixe foi fisgado durante Festival de Pesca em Cáceres  — Foto: Lucas Garcia

Peixe foi fisgado durante Festival de Pesca em Cáceres — Foto: Lucas Garcia

O jaú é um dos maiores peixes de couro dos rios brasileiros. Ele é encontrado nas Bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins. Um exemplar adulto pode ultrapassar 1,5 metro de comprimento e pesar até 100 quilos. O corpo é grosso e curto, a cabeça grande e achatada e a boca larga e terminal. A coloração é mais escura, o ventre é branco e os indivíduos jovens apresentam pintas espalhadas pelo dorso.

Na pesca esportiva, o equipamento utilizado é de ação pesada. Carretilhas e molinetes com capacidade para cem metros de linha de 30 a 50 libras ou entre 0,70 a 1,20 milímetro.

Os anzóis devem ser encastoados e chumbadas tipo oliva, com peso de 300 a 1.000 gramas. O jaú é atraído exclusivamente com iscas naturais, como pequenos peixes de escamas, tuvira e muçum. A dica é manter sempre a isca no fundo.

Festival Internacional de Pesca Esportiva

Nesta quinta-feira (6) é realizado a competição infantil, com crianças acima de 6 anos — Foto: Nathália Okde

Nesta quinta-feira (6) é realizado a competição infantil, com crianças acima de 6 anos — Foto: Nathália Okde

O Fipe é realizado no Rio Paraguai, em Cáceres anualmente. Essa é a 40ª edição do festival que reúne fãs da pesca esportiva e muitos turistas. Foram realizadas quase 3 mil inscrições nas competições do festival em diferentes modalidades e categorias. O evento começou na terça-feira (6) e vai até esse domingo (9).

A programação conta com competição infantil, shows nacionais e apresentações culturais fazem parte da programação. No dia da abertura do evento, na terça-feira (4), foi realizada a primeira competição, de pessoas com deficiência (PCD). Cerca de 150 concorrentes se inscreveram na modalidade. Já na quarta-feira (5), 292 idosos participaram da categoria Sênior. Na quinta-feira (6), a competição foi realizada entre as crianças.

Segundo a organização do evento, são quatro ambientes com três palcos, praça de alimentação, feira de artesanato e teatro. A praça de alimentação é composta por 14 restaurantes e sete lanchonetes de empreendedores da região.

Uma das novidades deste ano é o Museu Fipe, que foi criado com o objetivo de celebrar o legado das quatro décadas do festival, e destacar a importância cultural que o evento tem para a região.

Por g1 MT

Matheus Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *