Ticketmaster é investigada por vender ingressos dos shows do Oasis com “preço dinâmico“
O órgão regulador da concorrência da Grã-Bretanha está investigando a Ticketmaster por preocupações de que a empresa tenha tratado os clientes de forma injusta ao vender ingressos para a próxima turnê de reunião do Oasis.
A investigação representa uma nova dor de cabeça para a empresa controladora da Ticketmaster, a Live Nation, que também enfrenta um processo antitruste nos Estados Unidos que pode forçar a dissolução da empresa, uma das maiores promotoras de shows do mundo.
A Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido disse na quinta-feira que investigaria se os fãs foram informados de que os ingressos poderiam estar sujeitos aos chamados preços dinâmicos, em que uma empresa ajusta os preços com base em fatores como a demanda.
“Embora a prática não seja automaticamente ilegal, ela pode violar a proteção ao consumidor ou a lei da concorrência em certas circunstâncias”, disse a CMA em uma declaração.
A autoridade também considerará se as pessoas foram pressionadas a comprar ingressos rapidamente a um preço mais alto do que elas entendiam que teriam que pagar.
“A lei do consumidor é clara — os sites de venda de ingressos devem ser transparentes em suas negociações com os consumidores e fornecer informações claras e precisas sobre o preço que as pessoas têm que pagar”, acrescentou a CMA.
A autoridade disse que, dependendo das evidências, poderia encerrar a investigação, garantir compromissos da Ticketmaster para abordar preocupações ou tomar medidas legais contra a empresa.
A CMA terá o poder de aplicar multas somente quando o Digital Markets, Competition and Consumers Act entrar em vigor no final deste ano.
Um porta-voz da Ticketmaster disse que a empresa estava cooperando com a CMA.
Fãs que tentaram comprar ingressos para a turnê de 2025 da banda de rock britânica no fim de semana reclamaram nas redes sociais de preços inflacionados, longas esperas e mensagens de erro no site da Ticketmaster.
Um indivíduo postou no X que esperou cinco horas para comprar ingressos apenas para receber uma mensagem que dizia: “Sua sessão foi suspensa”.
Os fãs devem ser “tratados de forma justa” ao comprar ingressos, disse a CEO da CMA, Sarah Cardell, na declaração de quinta-feira.
“Está claro que muitas pessoas sentiram que tiveram uma experiência ruim e ficaram surpresas com o preço de seus ingressos na finalização da compra.”
Um porta-voz da Ticketmaster disse à CNN no sábado que a empresa não define os preços dos ingressos. De acordo com o site da Ticketmaster, promotores e artistas definem os preços, que podem ser fixos ou baseados na demanda.
O processo de compra de ingressos para grandes shows frequentemente atraiu angústia dos compradores. A Ticketmaster enfrentou escrutínio público em novembro de 2022 por sua condução da popularíssima Taylor Swift Eras Tour.
A empresa também foi alvo de polêmica após um erro relacionado à venda de ingressos para um concerto que celebraria a ascensão do Rei Charles ao trono britânico.