Várzea Grande realiza I Conferência dos Direitos  das Pessoas com Deficiência

O município de Várzea Grande tem avançado em políticas públicas para as pessoas com deficiência, tanto que possui um Conselho que atua nas causas e demandas desse público, assegurando a igualdade de direito e serviços essenciais. O conselho também acompanha e avalia as políticas setoriais para a inclusão de pessoas nas áreas de saúde, educação, assistência social, transporte, lazer e questões envolvendo o setor urbano dirigidos a esse grupo social. 

E para fortalecer ainda mais essas ações estará realizando no dia 1º de setembro a I Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O evento será realizado no Anexo II da Secretaria de Educação Cultura, Esporte e Lazer, localizado no bairro Jardim Marajoara.  

O presidente da Associação Várzea-grandense da Pessoa com Deficiência, Diney Ribeiro Campos, destacou a importância dessa Conferência e das temáticas que serão abordadas, dentre eles o cenário atual e futuro na implementação das pessoas com deficiência construindo um Brasil mais inclusivo. 

O presidente disse ainda que o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência atua em conjunto com os demais conselhos, e vem ampliando parceria com as secretarias municipais. “O nosso compromisso é atender de forma satisfatória as demandas e as necessidades das pessoas com deficiência, e fiscalizar para que seus direitos sejam assegurados”.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, destacou a relevância do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e da importância que o órgão tem no sistema democrático, assegurando a igualdade de direito. Ela destacou que o município tem avançado em políticas públicas voltadas a esse público, porém reconhece que muito ainda tem de ser feito.  “Devemos unir esforços para promover mais avanços e responsabilidades compartilhadas”. 

A Conferência costuma ocorrer a cada dois anos, e neste ano, o município realiza a 1º Conferência dos Direitos das Pessoas com Deficiência.  

José Rodrigues Rocha Júnior – vai atuar como um dos palestrantes Conferência Municipal – destaca a importância das conferências municipais na proposição, avaliação e monitoramento das políticas públicas. 

“Esse evento é uma oportunidade importante para tratar de assuntos como: construir um Brasil mais Inclusivo; propor estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurado à participação das pessoas com deficiência; buscar a garantia do acesso das pessoas com deficiência às Políticas Públicas e avaliação biopsicossocial unificada; abordar as formas de financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; discutir sobre a ampliação do exercício da cidadania e da acessibilidade; bem como, quais são os desafios para comunicação universal”.

SERVIÇO: A Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência será realizada no anexo II da secretaria de Educação, Cultura Esporte e Lazer, localizado na Rua Tenente Horta Barbosa, bairro Marajoara (em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora da Guia), das 8h às 12 horas.

Matheus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *