Nos dias 15 e 16 de maio, o auditório da ACES (Associação Comercial e Empresarial de Sorriso) foi palco do 10º Encontro Regional da ACT/MT – Unificar, promovido pela Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Mato Grosso (ACT/MT), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. O evento teve como tema central “Sistema de Garantia de Direitos: Trabalho em Rede”.
O encontro reuniu cerca de 80 participantes de oito municípios da região, entre conselheiros tutelares, profissionais da assistência social, educadores, conselheiros de direitos e autoridades locais. Estiveram presentes a promotora de Justiça Maísa Fidelis G. Pyramides; o vice-prefeito de Sorriso, Acácio Ambrosini; a primeira-dama Mara Fernandes; a secretária municipal de Assistência Social, Daniela Stel Marsola; a presidente da APDM, Sheila Pedroso; a secretária de Assistência Social de Nova Maringá, Edinete Alice da Silva; e a vereadora Priscila de Moura, presidente da Câmara Municipal de Porto dos Gaúchos.
O objetivo foi promover a integração dos atores do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), fortalecer o trabalho em rede e debater os desafios enfrentados na proteção integral das crianças e adolescentes.
Durante o evento, a promotora Maísa Fidelis destacou a importância da iniciativa:
“Esses encontros promovem a troca de experiências e são essenciais para o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na linha de frente da defesa dos direitos das crianças e adolescentes”.
A secretária de Assistência Social de Sorriso, Daniela Stel Marsola, agradeceu a presença dos municípios participantes e da ACT/MT, ressaltando que o município está se organizando para a implantação de um segundo Conselho Tutelar.
“É por meio dessa união de esforços e do comprometimento de todos que fortalecemos a proteção integral e asseguramos um futuro mais digno e justo para nossas crianças”, afirmou.
A presidente da APDM, Sheila Pedroso, reforçou o papel da entidade no apoio à gestão social dos municípios:
“Falamos sobre a importância do bom diálogo entre gestão municipal e conselhos tutelares. O fortalecimento dos conselhos reflete diretamente na proteção de quem mais precisa”.
A vereadora Priscila de Moura, de Porto dos Gaúchos, também valorizou o evento:
“Discutir melhorias para o trabalho em rede e trocar experiências agregam muito à nossa atuação. Me sinto honrada por participar de um momento tão relevante para o futuro das nossas crianças”.
O presidente da ACT/MT, Nelson Faria, avaliou o evento como muito produtivo e agradeceu à equipe organizadora, aos conselheiros envolvidos e à gestão municipal de Sorriso pelo apoio.
“Esse foi o décimo de 23 encontros que estamos realizando no estado. Acreditamos que todas as informações compartilhadas aqui serão ferramentas importantes para o dia a dia dos profissionais nos seus municípios”, destacou.
Próximo Encontro
A agenda da ACT/MT segue ativa. O 11º Encontro Regional está marcado para os dias 29 e 30 de maio, na cidade de Cáceres, com a presença de sete municípios do polo são os seguintes: Cáceres, Porto Esperidião, São José dos Quatro Marcos, Porto Estrela, Glória d’Oeste, Mirassol do Oeste, e
Araputanga.
















Da Redação: Matheus Augusto