
16ª rodada tem Fla mirando liderança e São Paulo de cara nova
Perto da paralisação para a Copa do Mundo, a edição de 2026 do Campeonato Brasileiro vive um momento decisivo, que pode ditar as brigas pelo restante do torneio.
Neste final de semana, a principal competição de pontos corridos tem 10 partidas, válidas pela 16ª rodada, que podem impactar ambos os extremos da tabela. Veja a seguir os principais jogos:

Brasileirão tem apenas três rodadas restantes até a parada para a Copa do Brasil
Fluminense x São Paulo
Após demitir Roger Machado, o São Paulo agiu rápido no mercado e já trouxe seu substituto: Dorival Júnior. O experiente técnico acertou seu retorno ao Tricolor nesta sexta-feira (15).
Apesar disso, Dorival deve fazer sua reestreia apenas na próxima semana, diante do Millonarios, pela Copa Sul-Americana. Para o duelo de tricolores, o profissional vai acompanhar das cabines do Maracanã.
Além disso, o clube paulista, que ocupa a quarta posição, com 24 pontos, reencontrará Luis Zubeldía, do Fluminense, que tem 27 tentos e está na terceira colocação. A bola rola neste sábado (16), às 19h (horário de Brasília).
Palmeiras x Cruzeiro
Duas horas depois, o Palmeiras, líder da competição, recebe o Cruzeiro, na Arena Barueri. O jogo acontece longe do Allianz Parque, na capital paulista, devido ao show do ‘Korn’, lendária banda norte-americana.
O Verdão defende sua vantagem de quatro pontos sobre o Flamengo. A equipe de Abel Ferreira tem 34 tentos somados e 15 partidas disputadas. O rival rubro-negro realizou um jogo a menos até aqui.
Na próxima rodada, os dois principais postulantes ao título brasileiro fazem o primeiro confronto direto desta edição da competição no Maracanã.
Adversário do Palmeiras, o Cruzeiro tenta se recuperar do péssimo início de temporada. A Raposa está na 11ª colocação, com 19 pontos conquistados.
Santos x Coritiba
Santos e Coritiba se enfrentam no domingo (17), às 11h (horário de Brasília). O Peixe está na 15ª posição, com 18 pontos. Com dois tentos a mais, o Coritiba ocupa a nona colocação.
Apesar disso, não é a tabela que deixa o jogo interessante. A partida representa a última chance de Neymar convencer Carlo Ancelotti de que merece estar na convocação para a Copa do Mundo. Até aqui, o italiano ainda não testou o atacante na Seleção.
• Último teste de Neymar antes da convocação será no campo do Timão
A convocação acontecerá na tarde da próxima segunda-feira (18), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Visando isso, o Santos mudou o jogo da Vila Belmiro para a Neo Química Arena, para proporcionar um palco maior ao seu principal astro.
Bahia x Grêmio
A partida entre Bahia e Grêmio não é importante apenas para a tabela da competição, mas também porque pode representar o fim do trabalho de ambos os técnicos.
Em péssima fase, o Esquadrão de Aço deixou a Copa do Brasil na quinta fase, após duas derrotas para o Remo. Apesar da boa colocação no Campeonato Brasileiro (sexta posição, com 22 pontos), Rogério Ceni nunca esteve tão ameaçado em seu cargo.
Na contramão, o Imortal avançou no mata-mata nacional, eliminando o Confiança com duas vitórias, mas, com 17 pontos em 17º, um revés pode afundar o time no Z4 e ameaçar o emprego de Luís Castro.
O confronto de tricolores acontece no domingo (17), às 16h (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Athletico-PR x Flamengo
Mirando a liderança do Palmeiras, o Flamengo tem um duelo dificílimo fechando a rodada neste domingo (17), às 19h30 (horário de Brasília): o Athletico Paranaense na Ligga Arena.
A pressão pelo título brasileiro aumentou na Gávea na última quinta-feira (14), quando o time carioca sofreu a virada do Vitória e foi eliminado, de maneira precoce, da Copa do Brasil.
Melhor visitante do torneio, o Fla encara o melhor mandante da competição, o Furacão, que perdeu apenas um jogo em seus domínios, para o Corinthians, no início do ano.
Outros jogos
Internacional x Vasco: 16/05 (sábado), às 18h30, no Beira-Rio, em Porto Alegre
Atlético x Mirassol: 16/05 (sábado), às 18h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte
Botafogo x Corinthians: 17/05 (domingo), às 16h, no Nílton Santos, no Rio de Janeiro
Chapecoense x Remo: 17/05 (domingo), às 18h30, na Arena Condá, em Chapecó, SC
RB Bragantino x Vitória: 17/05 (domingo), às 18h30, no Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista, SP

