A reunião ocorreu na última terça-feira (06 de abril), na Secretaria de Assistência Social do município de Várzea Grande. Estiveram presentes a secretária de Assistência Social, senhora Cristina Siqueira Saito; a secretária adjunta, Janeide Dias de Campos; o presidente da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Mato Grosso, Nelson Faria; o coordenador de polo da ACT/MT e presidente do CMDCA de Santo Antônio de Leverger, Leomar Augusto; além dos conselheiros tutelares Felipe Almeida e Benedita Leite, ambos representantes do Conselho Tutelar do bairro Cristo Rei.
O presidente da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Mato Grosso, Nelson Faria, agradeceu à secretária de Assistência Social por ter recebido a categoria e fez uma explanação sobre os encontros regionais que estão sendo realizados conforme o Estatuto Social da ACT/MT. Como a cidade industrial de Várzea Grande é polo, ela integra os municípios de Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger, Poconé e Barão de Melgaço.

“Quero agradecer a presença dos conselheiros tutelares Felipe Almeida e Benedita Leite, que representaram as unidades de Várzea Grande, é de suma importância a realização desses encontros que estão sendo promovidos em todo o estado, os eventos fortalecem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD), promovendo a proteção e a promoção dos direitos de crianças e adolescentes, além de fomentar o trabalho em rede e a atuação preventiva e resolutiva das políticas públicas”, disse Nelson de Faria.
Cristina Siqueira Saito, secretária de Assistência Social de Várzea Grande, afirmou que a reunião foi muito proveitosa e produtiva. Ela ressaltou a importância do trabalho realizado pela diretoria da ACT/MT, por meio do presidente Nelson Faria, e das parcerias nos municípios para viabilização desses eventos.
“Várzea Grande atravessa um momento de contenção de despesas, mas reconhece a relevância do encontro a ser realizado na cidade, dada a importância dos temas que serão debatidos para a melhoria da aplicação das políticas públicas voltadas à sociedade de Várzea Grande e da Baixada Cuiabana”, disse a secretária Cristina Siqueira.
A secretária afirmou que irá alinhar com sua equipe para atender às reivindicações e viabilizar a realização do encontro nos dias 24 e 25 de julho de 2025, no município.
O conselheiro tutelar Felipe Almeida, do Conselho Tutelar do bairro Cristo Rei, que esteve acompanhado da conselheira Benedita Leite representando os demais colegas na reunião, avaliou o encontro como muito produtivo. Segundo ele, a reunião serviu para estreitar os laços entre os órgãos, o Conselho Tutelar, a nova gestão municipal e a Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Mato Grosso, na pessoa do presidente Nelson Faria, que tem se empenhado em atender todas as reivindicações dos CTs no estado.
Felipe relatou que foram pontuadas algumas deficiências nas condições atuais de trabalho, e a secretária Cristina Saito se mostrou sensível às demandas e disposta a buscar soluções. Em relação ao encontro, a Secretaria de Assistência Social se mostrou otimista e prometeu apoiar sua realização.
“Acredito que será um grande divisor de águas, pois todos os agentes e atores da rede de proteção têm muito a ganhar com esse encontro”, disse Felipe.

Da Redação: Matheus Augusto