No último domingo (18), o Parque das Águas, em Cuiabá, foi palco da 2ª Caminhada do Bom Combate, um ato de mobilização e conscientização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa foi organizada pela conselheira tutelar Adriana Gamarra, com o apoio do colegiado do 1º Conselho Tutelar da região central de Cuiabá e dos demais conselhos da capital — ao todo, são 30 conselheiros tutelares atuando em seis regionais.
A ação faz parte da campanha nacional “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, que tem como símbolo a flor nas cores amarela e laranja e concentra esforços no dia 18 de maio, data nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil.
A caminhada contou com a presença de diversas autoridades e representantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), entre eles o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, a primeira-dama e vereadora Samantha Yris, o vereador Demilson Nogueira, o presidente da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Mato Grosso, Nelson de Faria, a presidente do CMDCA, Cristiane Almeida, alé da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência Hélida Vilela, da Casa de Amparo e de organizações da sociedade civil como a Fundação Fé e Alegria.
Segundo Adriana Gamarra, a proposta é intensificar, todos os anos, ações de conscientização sobre a violência sexual infantojuvenil em Cuiabá. “Essa é uma caminhada que precisa ser contínua. Nossa missão é proteger as crianças e adolescentes e alertar a sociedade sobre a importância de denunciar e combater qualquer forma de abuso”, afirmou.
A conselheira Josiany Simas, do 1º Conselho Tutelar do Centro, reforçou que o objetivo da mobilização é sensibilizar, informar e incentivar denúncias. “A violência sexual, muitas vezes, acontece dentro dos lares e no ambiente familiar. Por isso, a sociedade precisa estar atenta aos sinais, acolher as vítimas e denunciar os agressores”, destacou.
Durante o evento, foram realizadas ações culturais, educativas, palestras e panfletagens com o apoio da rede de proteção, que inclui órgãos como CRAS, CREAS, Secretaria Municipal de Assistência Social e o CMDCA.
O presidente da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Mato Grosso, Nelson de Faria, parabenizou a organização da caminhada. “Mobilizações como essa mostram a força do nosso Sistema de Garantia de Direitos e a dedicação dos conselheiros tutelares em defender nossas crianças e adolescentes”, disse Nelson
Mensagem dos Conselheiros Tutelares de Cuiabá
“A cada três minutos, uma criança ou adolescente é vítima de algum tipo de violência no Brasil, especialmente meninas entre 10 e 13 anos. Não podemos nos calar. O silêncio mata, mas a denúncia salva vidas. Disque 100, procure o Conselho Tutelar ou a rede de proteção da sua cidade. Fazer bonito é proteger nossas crianças e adolescentes – é dever de todos nós.”


















Da Redação: Matheus Augusto