Fortaleza vira contra o América-MG, afunda o rival e chega ao G6 do Brasileirão

A “ressaca” da histórica classificação para a final da Copa Sul-Americana afetou o elenco do Fortaleza nos minutos iniciais contra o vice-lanterna do Brasileiro América, na noite deste domingo (8), na Arena Castelão. Em 22 minutos, o placar já marcava 2 a 0 para o Coelho, dois gols de Mastriani.

Mas o Leão virou. Com gols de Lucero, Machuca e Bruno Pacheco, o placar final de 3 a 2 traduziu um jogão na capital cearense. Mesmo após sofrer o empate, ou a virada, o América não recuou, tentou jogadas e chegou à meta do goleiro rival João Ricardo. Valeu a melhor qualidade técnica dos donos da casa.

Mas o Leão virou. Com gols de Lucero, Machuca e Bruno Pacheco, o placar final de 3 a 2 traduziu um jogão na capital cearense. Mesmo após sofrer o empate, ou a virada, o América não recuou, tentou jogadas e chegou à meta do goleiro rival João Ricardo. Valeu a melhor qualidade técnica dos donos da casa.

O resultado alçou o Fortaleza para a sexta colocação do Brasileiro, com 42 pontos, após a 26ª rodada. Terminar o Brasileiro no G6, grupo de times que certamente estará na Copa Libertadores em 2024, é o objetivo do time cearense. A vaga pode até vir via Sul-Americana, se vencer a LDU na finalíssima que será em Maldonado, na região de Punta Del Este, no Uruguai, em 28 de outubro.

Já o América se manteve na penúltima colocação, com apenas 18 pontos, em situação crítica na competição. São dez pontos de diferença para o Bahia, o 16º, com 28 pontos e primeiro time fora da zona do rebaixamento neste momento.

Gols, gols, gols

Os torcedores que foram ao Castelão não podem reclamar de falta de emoção. Mastriani fez os dois primeiros gols do América, em intervalo de cinco minutos no primeiro tempo: aos 17, cobrou bem o pênalti marcado após a bola bater no cotovelo de Brítez.

Depois aproveitou a boa jogada de Everaldo, invadiu a área e colocou com precisão a bola no canto direito de João Ricardo. A noite parecia que seria do Coelho, contra um Fortaleza que entrou em campo com os titulares, mas em marcha lenta após vencer o Corinthians por 2 a 0 na terça (3).

Aos poucos, porém, o Fortaleza colocou a bola no chão e foi criando. No primeiro gol, Lucero aproveitou cruzamento de Zé Welison e diminuiu, ainda no primeiro tempo.

No segundo, coincidentemente, o Fortaleza precisou de 22 minutos para virar. O de Machuca, aos 10, aconteceu após passe de Thiago Galhardo. Ambos entraram no intervalo, algo raro para o técnico Juan Pablo Vojvoda, que raramente substitui entre os tempos.

Aos 22, um golaço de Bruno Pacheco, que invadiu a área após tabelar com Thiago Galhardo (de novo ele) e concluiu com força. Gol que selou o placar, apesar de o América ter ido ao ataque e ter dado algum trabalho a João Ricardo.

Próximos jogos

O Brasileirão vai parar por dez dias por causa da Data Fifa, período em que a Seleções nacionais se reúnem. Com isso, América e Fortaleza só voltam a campo no dia 18 de outubro, uma quarta-feira:

América x Botafogo – 20h (de Brasília) – Independência, em BH
Vasco x Fortaleza – 21h30 (de Brasília) – São Januário, no Rio

Fortaleza 3 x 2 América

Fortaleza

João Ricardo; Tinga, Britez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison (Thiago Galhardo), Caio Alexandre e Pochettino (Calebe); Yago Pikachu (Pedro Augusto), Lucero (Silvio Romero) e Guilherme (Machuca). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

América-MG

Aguerre; Rodriguinho (Méndez), Ricardo Silva, Iago Maidana, Danilo Avelar e Nicolas (Marlon); Martinez, Juninho e Cazares (Wellington Paulista); Everaldo (Breno) e Mastriani (Adyson). Técnico: Fabián Bustos

Gols
Lucero (30min1ºT), Machuca (10min2ºT), Bruno Pacheco (22min2ºT) para o Fortaleza
Mastriani, de pênalti (17min1ºT), e (22min1ºT) para o América

Cartões Amarelos
Brítez, Machuca (Fortaleza); Ricardo Silva (América)

Público: 23.139 pagantes
Renda: R$ 269.758,00

Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data e horário: 8 de outubro de 2023 (domingo), às 18h30 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ)
Auxiliares: Anne Kesy Gomes de Sá (Fifa-AM) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (PR-Fifa)

Matheus Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *