Petrobras atinge um milhão de investidores na bolsa brasileira
A Petrobras atingiu a marca de um milhão de investidores individuais na B3, a bolsa brasileira, nesta quarta-feira (18). Segundo a estatal, nos últimos cinco anos, houve um crescimento de 170% do número de pessoas que possuem ações da companhia.
Investidores individuais são pessoas físicas ou jurídicas que investem seu próprio dinheiro em determinados ativos, como ações de empresas listadas na bolsa.
Conforme a Petrobras, atualmente o percentual de investidores pessoa física na companhia é maior que de investidores institucionais, organizações que investem em nome de terceiros, como fundos de investimentos, de pensão, bancos ou seguradoras.
Dados de fechamento do mercado desta terça-feira (17), o retorno ao acionista preferencial da companhia, considerando valorização da estatal e dividendos, é de 11,4%.
Na última terça-feira (10) a Petrobras voltou para lista das 20 maiores pagadoras de dividendos do mundo, após a distribuição de US$ 4,18 bilhões, segundo dados da gestora Janus Henderson.
Analistas do Morgan Stanley, no final de agosto, também elevaram a recomendação das ações da Petrobras para “overweight” ante “equal weight”, isto é, passaram a recomendar a “compra” dos títulos da companhia.