H&M confirma Iguatemi em SP como primeira filial no Brasil
A varejista sueca H&M confirmou que a primeira loja no Brasil será aberta no shopping Iguatemi, na cidade de São Paulo. A inauguração será no fim de 2025. A chegada da marca é esperada há anos no mercado brasileiro e a empresa vai concorrer diretamente com a C&A, Renner, Riachuelo e Zara, entre outras.
O anúncio do endereço da primeira filial brasileira ocorreu na apresentação de resultados do terceiro trimestre de 2024. Segundo o documento, o Iguatemi é “um dos mais icônicos e exclusivos shoppings centers no Brasil”.
O documento cita ainda que a loja será aberta em São Paulo “no fim de 2025”.
Localizado na avenida Faria Lima, zona sul de SP, o Iguatemi é considerado o primeiro shopping do Brasil e também o primeiro que concentrou marcas de luxo. Armani, Cartier, Chanel, Dior, Louis Vuitton e Tiffany & Co estão entre as marcas que estão no shopping.
A localização pode dar a impressão de que a marca vai concorrer com grifes de luxo, mas analistas do setor da moda não esperam esse posicionamento. O mercado espera que a H&M tenha uma posição entre as marcas populares – como a holandesa C&A e braileira Renner – e as marcas intermediárias da moda – como a espanhola Zara.
Parceiro tem Carolina Herrera e Michael Kors
A chegada ao Brasil foi anunciada pela H&M em julho. Na ocasião, a empresa anunciou que a expansão conta com o apoio do Dorben Group, consultoria que planeja estratégias para marcas de luxo na América Latina.
É esse grupo que esteve por trás da abertura de 27 lojas da grife Carolina Herrera na região. No Brasil, o grupo – que tem sede no Panamá – é o distribuidor das marcas Michael Kors e Tory Burch, além de ser o franqueado exclusivo da marca Jimmi Choo no país. Para a H&M, a empresa panamenha é a operadora de cinco lojas no Panamá, Costa Rica e Guatemala.
A H&M abriu a primeira loja na América Latina em 2012, no México. Atualmente a empresa está presente no Peru, Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Panamá e Costa Rica.