Diretoria da ACT-MT realiza visita a novo município em Mato Grosso

Diretoria da ACT-MT realiza visita a novo município em Mato Grosso

Após três meses afastado das atividades na presidência da ACT/MT – Associação dos Conselheiros e Ex – Conselheiros Tutelares de Mato Grosso – para concorrer a uma vaga de vereador na Câmara de Cuiabá nas eleições do último dia 6, Nelson Faria, acompanhado de Claudinei José Mendes, membro da diretoria, e das conselheiras Suely e Katia, do Conselho Tutelar de Santa Rita do Trivelato, visitaram nesta quinta-feira (17) o mais novo município do estado, Boa Esperança do Norte. Eles foram recebidos pelo vice-prefeito, Jair Obregão, pela suplente da vereadora Sandra Hartman, pela assistente social Josiane Torres e pelo assessor do prefeito, Deusenir Bispo

O presidente da ACT/MT, Nelson Faria, comunicou que a reunião foi produtiva e proveitosa, permitindo que sua equipe contribuísse com informações sobre a criação do Conselho Tutelar, seu funcionamento e as atribuições do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) junto ao poder público municipal, além da instalação e estruturação da sede do Conselho Tutelar. Ele também abordou o papel e a importância dos conselheiros tutelares na sociedade e a criação do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Por sua vez, o vice-prefeito eleito, Jair Obregão (PL), agradeceu e parabenizou o presidente da associação pelo empenho e dedicação em percorrer mais de 350 km para contribuir com informações pertinentes à criação do Conselho Tutelar no município. Ele destacou que não tinha conhecimento das informações repassadas e detalhadas que a semana foi corrida, com diversas reuniões ao lado do prefeito, Calebe Frâncio, e da equipe, organizando a posse do prefeito eleito, que ocorrerá em janeiro de 2025.

Histórico do Município de Boa Esperança do Norte

A cidade de Boa Esperança do Norte tornou-se distrito e aspirava ser município desde o ano 2000, quando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou sua criação. No entanto, uma ação judicial de um município vizinho bloqueou o processo de emancipação, que só foi concluído em 2023, após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). Nas eleições municipais do último dia 6 de outubro, a cidade, que se tornou o mais novo município no extremo norte de Mato Grosso, registrou a participação de 3.511 participantes. Foram 3.457 votos válidos, 39 votos nulos e 15 votos em branco, com uma abstenção de 732 eleitores. A população elegeu seu primeiro prefeito, Calebe Francesco Frâncio (MDB), com 56,3% de aprovação, totalizando 1.937 votos. O município, que fica a cerca de 380 km da capital, tem aproximadamente 12 mil habitantes e sua principal atividade econômica é a agrícola.

Nova Ubiratã aciona STF para suspender eleição em Boa Esperança do Norte Boa Esperança do Norte: primeira eleição municipal marca novo capítulo para o município de Mato Grosso

Perfil do Prefeito Eleito

Calebe Francesco Frâncio, de 43 anos, é agricultor, natural de Cuiabá – MT. Nas eleições de 2024, concorreu pela coligação “Trabalho e Compromisso com Boa Esperança”, formada pelo MDB, PSB, União Brasil e PL, tendo como O primeiro prefeito eleito de Boa Esperança do Norte, Calebe Frâncio, afirmou que, finalmente, o município terá uma administração pública própria, após 23 anos de espera por uma decisão judicial. Ele comentou que muitos já não acreditavam que o município seria emancipado.

Calebe fez uma avaliação positiva da eleição, destacando a alta participação dos eleitores, acima da média nacional. Segundo ele, a população de Boa Esperança aguardou 24 anos para exercer seu direito de voto e comparou em massa às urnas, com uma adimplência de cerca de 82 a 83%, o que é muito significativo.

Sobre a montagem das equipes de secretariado, Calebe ressaltou a importância de uma boa gestão, buscando experiência e estreitando parcerias com o município-mãe, ele agradeceu o prefeito reeleito de Nova Ubiratã, Nelinho, e destacou a necessidade de trabalhar em conjunto para o desenvolvimento da região.

O prefeito eleito também colocou que, com o fim do processo eleitoral, agora é o momento de unir a sociedade e trabalhar em prol do desenvolvimento de Boa Esperança. Ele enfatizou a importância da união e da amizade na condução do município, afirmando que o maior fator de sucesso foi a união da comunidade local enalteceu o prefeito Calebe.

Da Redação: Matheus Augusto

Matheus Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *