Comper lança a campanha ‘Agente Anti Mosquito’ de combate ao Aedes Aegypti
Assessoria – O lançamento da campanha ‘Agente Anti Mosquito’ ocorreu na manhã desta quinta-feira, 09 de janeiro, realizada pela rede de Supermercados Comper, há 11 anos. A campanha tem por objetivo formar agentes internos (nas suas unidades) para serem multiplicadores para conscientizar os funcionários, clientes e a população do entorno na missão de combater os focos do mosquito Aedes Aegypti transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. A campanha conta com a importante parceria da prefeitura de Cuiabá, através do Centro de Zoonose.
A gerente Regional de Operações do Comper em Mato Grosso Izilda Maria da Silva disse que esta é uma das campanhas de Responsabilidade Social da empresa de grande relevância, pois ano a ano é preciso conscientizar cada vez mais as pessoas da importância de cada um fazer a sua parte no combate a proliferação do mosquito “É mais que combater o Aedes Aegypti, é conscientizar as pessoas que com atitudes simples, podemos salvar vidas, evitando as doenças transmitidas pelo mosquito”. Ela também agradeceu a parceria do Centro de Controle em Zoonoses de Cuiabá (CCZ) que é fundamental para o resultado positivo da campanha.
A Assistente Social do Centro de Controle em Zoonoses de Combate as Endemias de Cuiabá (CCZ), Célia Carvalho, representou a secretaria de Saúde Cuiabá, no evento. Ela disse que essa parceria com a rede de supermercados Comper é de suma importância e que seria muito fundamental que mais empresas também fizessem campanhas nesse sentido para somar forças com os servidores no combate ao Aedes Aegypti, que a cada ano faz a mutação genética e se torna mais resistente.
“Esta semana a equipe do CCZ fez vistoria orientativa em 387 imóveis nesta região, pois a conscientização da população é determinante para diminuir o foco do mosquito e agora com o apoio dos agente multiplicadores do Comper, o trabalho será ainda intenso”, contou.
A campanha compreende treinamento de funcionários, que serão os agentes multiplicadores, exposição nas lojas, de forma lúdica, do ciclo do mosquito, para conscientização dos clientes e distribuição de panfletos. A atuação dos agentes junto com a equipe do CCZ ocorre dentro das lojas e na região do entorno, para fazer vistorias que impeçam a formação de criadouros do mosquito.
Vale lembrar que o mosquito se prolifera principalmente em caixas d’água abertas, vasilha (dos animais, por exemplo) e/ou sacolas plásticas, garrafas, tampinhas e latinhas. Por causa do período intenso de chuvas, todo tipo de “lixo” descartado de forma inadequada, pode se tornar um criadouro. Com 10 minutos por semana é possível quebrar o ciclo de vida do mosquito, que varia de 7 a 9 dias, então, é importante adotar o hábito de vistoriar a casa e o quintal para eliminar o mosquito.
Serviço – O contato para outras informações no CCZ de Cuiabá: (65) 3617-1680, entre 7h30 e 17h.