Ampara inicia atividades em 2025 com curso preparatório e encontros de grupos de apoio – Jornal Advogado – Em Mato Grosso
A Associação Mato-Grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), em parceria com o Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT), inicia as atividades de 2025 com a realização do curso preparatório para pretendentes à adoção, o Curso Pré-Natal da Adoção, e os encontros do Grupo de Apoio Pós-Adoção (para famílias adotivas) e Gestação Adotiva (para quem está habilitado e à espera).
O Curso Pré-Natal da Adoção será realizado em seis módulos, durante duas semanas, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 21h, entre os dias 12 e 24 de fevereiro, na Escola dos Servidores do Poder Judiciário, em Cuiabá. O curso presencial é voltado para residentes da capital e de Várzea Grande. Além disso, está prevista a realização de uma visita a um serviço de acolhimento no dia 20 de fevereiro.
Já os interessados em participar do curso preparatório que residem no interior poderão fazer o treinamento na modalidade Ensino a Distância (EAD). No dia 12 de fevereiro, às 19h, será realizada uma reunião virtual pelo Zoom para orientações sobre o uso da plataforma.
No sábado, 22 de fevereiro, às 16h, ocorrerão os encontros dos Grupos de Pós-Adoção e Gestação Adotiva na Escola dos Servidores do Poder Judiciário, em Cuiabá. O evento reunirá pais de filhos adotivos e candidatos ao processo de adoção para uma roda de conversa. Os grupos de Pós-Adoção e Gestação Adotiva terão encontros separados para adultos, crianças e adolescentes.
Pós-Adoção – O grupo é dedicado às famílias que adotaram, proporcionando um espaço para compartilharem experiências, desafios e se inspirarem mutuamente. Trata-se de um encontro de apoio e troca de vivências para famílias que estão passando pelo processo de adoção, desde a adaptação familiar.
Gestação Adotiva – O grupo de apoio tem o objetivo de dar suporte aos pretendentes à adoção de crianças e adolescentes que ainda estão na fila aguardando a tão esperada ligação. Serão oferecidas informações sobre a espera, a construção da parentalidade e todo o processo de adoção.
Sobre a Ampara
A Ampara é um Grupo de Apoio à Adoção formado por voluntários, cujo objetivo é divulgar, orientar e transmitir informações sobre a adoção. A entidade é legalmente reconhecida como uma organização sem fins lucrativos. O trabalho é realizado em conjunto com a Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Estado de Mato Grosso (CEJA/MT), vinculado à Corregedoria-Geral da Justiça do TJMT.
Por: Larissa Klein
Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT