Somos os líderes da transição energética, diz Silveira à CNN
![Somos os líderes da transição energética, diz Silveira à CNN](https://esportenaredemt.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Somos-os-lideres-da-transicao-energetica-diz-Silveira-a-CNN.jpg)
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu em entrevista ao Bastidores CNN desta quarta-feira (5) a exploração de petróleo na Margem Equatorial, reafirmando a posição do Brasil como líder na transição energética global.
Silveira enfatizou o compromisso do governo com um tripé de desenvolvimento: econômico, sustentável e com resultados sociais.
Ao abordar a questão da exploração na Margem Equatorial, tema que tem gerado debates e resistência por parte do IBAMA, o ministro declarou: “Nós não deixamos passar boiada, mas também não queremos nenhum extremismo meramente ideológico”.
Pluralidade energética brasileira
Silveira destacou a diversidade de fontes de energia limpa no Brasil: “Nós somos o país da pluralidade energética, o país do biodiesel, do etanol, da eólica, da solar, da biomassa, da hídrica. Nenhum país do mundo tem tantas fontes limpas, sustentáveis de energia como o Brasil”.
O ministro também abordou a questão do petróleo, afirmando que sua exploração não é uma questão de oferta, mas de demanda: “Enquanto o mundo demandar petróleo, alguém vai produzir. E que seja o Brasil, para que a gente possa arrecadar recursos de impostos federais e estaduais das petroleiras, para poder aplicar na vida das pessoas, para poder combater miséria, fome, fazer inclusão social, que é o grande propósito do governo do presidente Lula”.
A posição do ministro reforça a estratégia do governo de equilibrar o compromisso com a transição energética e o aproveitamento dos recursos naturais do país para fins de desenvolvimento econômico e social.