S&P Global sobe previsão de juros de 9 países emergentes, incluindo Brasil

S&P Global sobe previsão de juros de 9 países emergentes, incluindo Brasil

A S&P Global elevou a previsão para as taxas de juros de nove países emergentes, incluindo o Brasil, após atualizar sua projeção para a política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), nos Estados Unidos, segundo relatório divulgado nesta terça-feira (18).

No caso brasileiro, a previsão da taxa Selic foi elevada para 14,75% em 2025. A taxa atualmente está em 13,25%.

Em média, a agência de classificação de risco aumentou em 50 pontos-base a projeção para os nove mercados emergentes nos próximos dois anos.

Além do Brasil, compõem a lista: Chile, Colômbia, Hungria, México, Peru, Arábia Saudita, África do Sul e Turquia.

“O diferencial de juros entre os EUA e a mercados emergentes é essencial para os fluxos de capital, e agora esperamos apenas um corte de juros pelo Fed neste ano”, afirma, notando que os fluxos de capital podem afetar o câmbio e a inflação dos países envolvidos.

A S&P Global nota que os bancos centrais emergentes devem ser cautelosos.

No Brasil, o BC tem sido “mais agressivo do que o antecipado” em elevar os juros para controlar a aceleração nas expectativas inflacionárias, avalia a agência.

Na outra ponta, a Turquia deve realizar mais cortes de juros neste ano, como ainda está no início da fase de normalização da política monetária.

A S&P esclarece que o relatório não constitui uma ação de rating e que as perspectivas para diversos outros países emergentes também foram revisadas, mas as mudanças foram pequenas em relação aos nove mercados destacados no documento.

Frutas lideram alta de preços dos alimentos; veja quais mais subiram

Matheus Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *