Várzea Grande inicia instalação de câmeras para reforçar segurança nas unidades do DAE

A prefeitura de Várzea Grande está implementando um amplo sistema de monitoramento para reforçar a segurança das Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Centrais de Captação do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG). A iniciativa busca evitar e coibir furtos, atos de vandalismo e sabotagens, que têm comprometido o abastecimento de água na cidade.
“Temos de garantir o monitoramento constante dos nossos sistemas de captação e distribuição. Com a instalação das câmeras, poderemos evitar furtos de cabos, invasões e sabotagens, garantindo mais segurança para as nossas equipes e para o fornecimento de água”, destacou o diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja.
A instalação das câmeras de segurança está sendo conduzida pela Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo, que tem uma equipe dedicada exclusivamente a essa missão. O processo teve início na quarta-feira (19), na Central de Captação da Guarita, mas devido às fortes chuvas, a instalação precisou ser adiada. Já na quinta-feira (20), os trabalhos foram retomados e a primeira câmera entrou em fase de configuração, permitindo monitoramento em tempo real, tanto pelo DAE quanto pela Guarda Municipal de Várzea Grande (GM-VG).
Na próxima terça-feira (25), a Central de Captação do Chapéu do Sol também receberá um sistema de vigilância. Importante ressaltar que, após a instalação, as câmeras precisam passar por um processo técnico de configuração para garantir o funcionamento contínuo 24 horas por dia.
Além dessas unidades, cinco Estações de Tratamento de Água (ETAs) e duas Centrais de Captação serão contempladas com o sistema de segurança, sendo que parte dos equipamentos já está em trânsito de São Paulo para Várzea Grande. Dessa forma, a prefeitura irá avançar com as instalações de maneira gradativa, à medida que os novos dispositivos chegarem ao município.
Parceria com o programa Vigia Mais MT e ampliação do monitoramento
Além da instalação inicial das câmeras, a prefeitura e o DAE estão trabalhando na adesão ao programa Vigia Mais MT, da secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). A iniciativa permitirá que Várzea Grande conte com um sistema de vigilância ainda mais robusto, incluindo tecnologia avançada de monitoramento, com gravação noturna, identificação facial e alcance de até 60 metros.
De acordo com o diretor-presidente do DAE, coronel Sandro Azambuja, a adesão ao programa faz parte das medidas emergenciais que vêm sendo adotadas após o decreto de Calamidade Pública. A intenção é adquirir 100 câmeras de segurança, que serão distribuídas nos principais pontos estratégicos do abastecimento de água na cidade.
Segundo o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Fernando Augustinho, a tecnologia disponível no Vigia Mais MT será um grande reforço para Várzea Grande. “Além da prevenção a crimes, essas câmeras permitirão um acompanhamento em tempo real, ajudando a equipe do DAE a reagir rapidamente a qualquer problema técnico ou suspeita de sabotagem. Essa parceria fortalece a segurança e a eficiência no abastecimento de água”, afirmou.
CASO DE POLÍCIA – Na semana passada, a prefeita Flávia Moretti (PL), oficializou, durante reunião com o governador Mauro Mendes (União), os casos de furtos, vandalismos e sabotagens ao sistema de abastecimento da água na cidade. Imediatamente, o Chefe do Executivo estadual cobrou prioridade nas investigações que apuram esses crimes. Na ocasião, ele entrou em contato com o secretário de Segurança, César Roveri, e com a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, para que a investigação seja conduzida da forma mais célere possível.
“Fiquei muito preocupado com os boicotes, com a sabotagem que está acontecendo no sistema de água. Isso é muito grave. Estamos dando prioridade nas investigações para descobrir quem está sabotando o sistema de água e complicando a vida do cidadão de Várzea Grande”, afirmou ele, lembrando que o governo chegou a destinar, em anos anteriores, mais de R$ 26 milhões para a construção da ETA do Pari.
A prefeitura de Várzea Grande segue firme na força-tarefa para normalizar o abastecimento de água no Município e garantir que a infraestrutura do DAE opere com segurança. A instalação das câmeras é mais um passo importante para evitar prejuízos e manter o fornecimento regular de água à população.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online