Acordo na Justiça põe fim a conflito agrário de quase duas décadas por fazenda em Cuiabá – Jornal Advogado – Em Mato Grosso

Um acordo judicial mediado pela 2ª Vara Cível de Cuiabá, especializada em Direito Agrário, garantiu o direito à posse de terras à Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar Serra das Laranjeiras, em uma área de 227 hectares localizada na Fazenda Pé de Serra, em Cuiabá.
A decisão da juíza Adriana Sant’Anna Coningham encerrou uma disputa que já durava quase 20 anos entre os ocupantes e a pessoa que comprou a propriedade.
Por meio da conciliação, foi possível estabelecer que o proprietário não teria interesse na posse do terreno e a associação poderia utilizar a área para agricultura familiar, respeitando os limites do imóvel vizinho.
“Nos autos em comento, verifico que as partes avençaram sobre direito disponível, estão regularmente representadas, manifestaram-se de forma livre e consciente perante este juízo, bem como houve parecer ministerial favorável, razão pela qual nada obsta a homologação do acordo”, diz trecho da decisão da magistrada.
O Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) se responsabilizou em apresentar e juntar aos autos, no prazo de 15 dias, a análise cadastral do imóvel, para que as partes possam buscar a regularização nos órgãos competentes.
Após a homologação do acordo e a decisão da juíza, foi declarada extinta a ação, com resolução do mérito. Participaram da audiência representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e Procuradoria Geral do Estado.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online