Alckmin reforça busca por protagonismo brasileiro na transição energética e compromissos internacionais
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, reforçou o compromisso do Brasil referente ao combate do aquecimento global e incentivou o uso e o avanço da regulação dos bioinsumos.
“A ciência pode ser uma parceira maravilhosa do agronegócio, geradora de riqueza, trazendo ciência para o controle biológico, não substituindo a química, mas fazendo uma sinergia, na recuperação do solo e promoção do desenvolvimento”, enfatizou em discurso no Fórum Bioinsumos Brasil nesta quarta-feira (6). A declaração acontece em meio a busca pela liderança brasileira na transição energética.
A iniciativa em torno dos bioinsumos reforça os compromissos firmados no G20 e nas COPs. Em 2025, o Brasil recebe 196 para a COP30, que discute questões de natureza climática.
“O Brasil é protagonista nos debates sobre segurança alimentar, segurança energética e clima. (…) Se é importante para o mundo [combater o aquecimento global], é ainda mais relevante para nós”, pontuou Alckmin, mencionando o encontro do G20, que ocorre no dia 18, no Rio de Janeiro, onde estarão presente 19 grandes economias do mundo e dois blocos econômicos: União Europeia e União Africana.
Regulamentação
O Congresso Nacional discute a regulamentação dos bioinsumos. O projeto de lei, que versa sobre classificação, tratamento e produção de bioinsumos e ratifica o Programa Nacional sobre o tema é de autoria do deputado federal Zé Vitor (PL-MG).
Segundo o parlamentar, a votação na Câmara ocorrerá na última semana de novembro. “O projeto dos bioinsumos caminha para a reta final. É importante que todos tenham dimensão o quanto estamos buscando um manejo mais eficiente, e que os bioinsumos venham como mais uma estratégia para integrar essa tecnologia”, disse.
Siga o CNN Money
O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.
Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money tem canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.