Alta do dólar segura queda do preço de eletros em outubro, mostra pesquisa
Os preços de eletroeletrônicos no e-commerce tiveram uma queda de 2,6% em outubro no acumulado anual de 2024, conforme o Índice de Preços Fipe/Buscapé.
A variação foi a menor dos últimos 22 meses — apesar de manter tendência de recuo iniciada em abril deste ano —, com o fortalecimento do dólar contra o real.
Na variação mensal, o índice registrou alta de 0,27% em comparação a setembro, quando houve redução de 0,61% nos preços.
Sérgio Crispim, pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), explica que desaceleração na queda nos preços foi influenciada pelo fortalecimento do dólar.
“A queda no preço de eletroeletrônicos é uma tendência que temos visto desde o começo do índice, mas em função do aumento do câmbio, há uma pressão sobre os preços de produtos importados ou possuem componentes vindos de fora do país.”
De acordo com o pesquisador, a projeção é que o mês de novembro ainda registre queda nos preços, puxada pela Black Friday.
Os grupos de produtos que registraram mais quedas anuais de preços em outubro de 2024 foram celulares (-8,5%), eletroportáteis (-3,9%) e vídeo/áudio (-3,2%).
Apenas uma categoria de eletrodomésticos (3,7%) registrou aumento no Índice, influenciada pelo preço de aparelhos de ar-condicionado (11,1%).