Alta nos preços dos ovos impacta padarias dos EUA
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A flutuação dos preços dos ovos não é novidade para Scott Auslander, gerente geral da Bread Furst, uma padaria em Washington, DC. Mas desta vez é diferente, disse ele à CNN.
“Nossos fornecedores estão nos dizendo que não sabem quando os preços dos ovos vão baixar — ou se vão baixar”, disse Auslander. “Os ovos estão escandalosos.”
A Bread Furst usa cerca de 150 ovos por dia e agora está pagando mais do que o dobro do que a padaria pagava há um ano, disse Auslander.
Na semana passada, a padaria aumentou os preços de todos os seus doces e pratos com muitos ovos, o que representa cerca de um terço do cardápio. Isso inclui seu exclusivo “sanduíche de ovo bagunçado”, que agora custa um dólar a mais.
Os preços dos ovos estão subindo em todo o país depois que o atual surto de gripe aviária levou ao abate de dezenas de milhões de galinhas no ano passado.
Isso está forçando muitas padarias americanas a considerar a possibilidade de aumentar os preços, caso ainda não o tenham feito, enquanto tentam descobrir como administrar a crise dos ovos no país.
“Nunca tivemos que pensar sobre o custo dos ovos até agora”, disse Auslander.
Em busca de soluções
O vírus H5N1 altamente patogênico, ou gripe aviária, infectou bandos em todo o país no ano passado, resultando na morte de mais de 40 milhões de aves poedeiras, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA. Isso está causando a atual escassez de ovos, o que fez com que os preços disparassem.
Os preços dos ovos frescos no atacado foram 186% mais altos em janeiro em comparação com o mesmo mês do ano anterior, de acordo com dados do governo. Esse foi o quarto maior aumento anual em registros que remontam a 1992.
Os preços dos produtos de panificação ainda não subiram de forma significativa, conforme o Índice de Preços ao Consumidor, mas isso pode mudar se as padarias não conseguirem uma folga do aumento dos preços dos ovos em breve. Além de aumentar os preços, as padarias estão tentando descobrir outras maneiras de sobreviver.
Werner Simon, proprietário da Manhattan Sweets Boutique Bakery em Long Island, Nova York, disse que a padaria está planejando aumentar os preços nas próximas semanas, mas também está considerando usar os chamados substitutos de ovos, um produto que “tem um pouco de gema de ovo e soja e substitui cerca de 5% a 10% dos ovos”.
Ele disse que está preocupado com o uso excessivo desse produto para não comprometer a “integridade” dos doces da padaria.
A Eat Just Inc., que fabrica vários produtos à base de ovos vegetais projetados para imitar os ovos de galinha, viu a demanda disparar nas últimas semanas.
As vendas para varejistas como Walmart, Whole Foods, Kroger e Publix foram cinco vezes maiores no último mês em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados que a empresa compartilhou com a CNN.
“Normalmente, somos nós que entramos em contato com os lugares” para comercializar seus produtos para os varejistas, disse Josh Tetrick, CEO da Eat Just, à CNN. Nas últimas semanas, a empresa experimentou o oposto, disse ele.
Para atender ao aumento da demanda, a empresa aumentou e acelerou seus pedidos de ingredientes e materiais de embalagem, além de programar dias extras de produção.
Isso está reduzindo suas margens de lucro, mas, por enquanto, a empresa não está aumentando os preços, na esperança de que isso a ajude a conquistar mais clientes permanentes, mesmo depois que a situação da gripe aviária se resolver, disse Tetrick.
Mas as dores de cabeça recentes para as padarias não giram apenas em torno dos ovos. “Nada disso é sustentável porque também estamos lidando com os preços altíssimos do cacau”, disse Simon.
“Não há muito mais que possamos fazer neste momento”.
Auslander, da Bread Furst, disse que treinou um novo membro da equipe na semana passada para garantir que eles usem o ovo inteiro ao assar ou cozinhar, mesmo que isso signifique levar mais tempo para sacudir todo o conteúdo do ovo antes de jogar fora a casca.
Os consumidores serão compreensivos?
Aumentar os preços geralmente é uma decisão difícil para as empresas porque quase sempre resulta na perda de clientes, disse Charles Lindsey, professor de marketing da University at Buffalo School of Management.
Mas, em alguns casos, isso é necessário para a sobrevivência da empresa, e ela pode limitar o número de clientes que perde após aumentar os preços se comunicar de forma eficaz o raciocínio por trás disso, disse Lindsey.
“Tudo se resume a quão bem uma empresa pode explicar o motivo e como ela está compartilhando a dor”, disse Lindsey. “A última coisa que você quer fazer é aumentar os preços e não ser transparente sobre isso”
Kerri Francis Bradley, coproprietária da D Light Cafe & Bakery no bairro de Adams Morgan, em Washington, DC, disse que ela e seu marido absorveram pessoalmente o aumento dos custos dos ovos.
Ela disse que antes da crise dos ovos, a padaria podia comprar uma caixa de 30 dúzias de ovos por cerca de US$ 50, mas agora essa mesma caixa custa mais de US$ 200.
Bradley disse que provavelmente terá que aumentar os preços, mas observou que a comunicação em torno de qualquer aumento futuro de preços será fundamental.
“Quando você faz qualquer alteração de preço, as pessoas ficam chateadas, não importa o que você faça”, disse Bradley.
“Sempre que fizermos isso, provavelmente publicaremos em nossa página de mídia social, nos certificaremos de que os funcionários da frente da loja sejam instruídos sobre o que dizer e como explicar, e colocaremos alguma sinalização para que as pessoas saibam — e esperamos que as pessoas continuem apoiando as pequenas empresas”.
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