Análise: Balança comercial dos EUA está em xeque

Análise: Balança comercial dos EUA está em xeque

A China anunciou uma série de medidas retaliatórias em resposta às tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevando as tensões na guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

De acordo com o analista de economia da CNN Gabriel Monteiro, a balança comercial dos Estados Unidos está em xeque.

As novas tarifas chinesas, que variam de 10% a 15%, afetarão produtos norte-americanos como petróleo bruto, carvão e gás natural liquefeito.

O carvão, um dos principais produtos exportados pelos Estados Unidos para a China, será taxado em 15%.

Nos primeiros três trimestres do ano passado, a China foi o principal destino do carvão americano, fundamental para a indústria siderúrgica chinesa.

O petróleo bruto e o gás natural liquefeito também serão afetados, com tarifas de 10% e 15%, respectivamente. Além disso, maquinário agrícola e determinados carros e caminhões enfrentarão uma tarifa de 10%.

Além das tarifas, a China anunciou outras medidas, incluindo a inclusão de empresas americanas em uma lista de suspeitas e o início de um processo antimonopólio contra o Google.

Embora o buscador esteja bloqueado na China, muitas empresas chinesas fazem propaganda no Google fora do país e utilizam o sistema operacional Android.

Monteiro ressalta que as medidas chinesas parecem ser mais simbólicas do que uma entrada definitiva na guerra comercial, sugerindo que o país asiático ainda está disposto a negociar.

Enquanto isso, o Brasil pode se beneficiar da situação, já que os Estados Unidos têm um saldo comercial positivo com o país sul-americano.

App da Carteira de Trabalho Digital permite consultar vagas de emprego

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Matheus Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *