Após recorde em Cuiabá, temperaturas baixas continuam até o final de semana

Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Cuiabá registrou nesta quinta-feira (19.05) a madrugada mais fria do ano até aqui. Nas primeiras horas do dia, os termômetros marcaram apenas 9ºC na capital de Mato Grosso. Esta também é a menor temperatura registrada durante o mês de maio desde 1977. Chapada dos Guimarães também registrou recorde, com a mínima de apenas 2ºC.

 

A onda histórica de frio deve se estender por mais alguns dias pelo país. Em Cuiabá, os termômetros registram temperaturas mais baixas até o domingo (22.05). Um alerta de perigo devido às baixas temperaturas na região foi emitido pelo Inmet nesta quarta-feira (18.05), com validade até a sexta-feira (20.05).

Em Cuiabá, de acordo com a previsão, nesta sexta-feira (20.05), o céu se mantém com poucas nuvens ao longo dia. A temperatura máxima não passa dos 24ºC, enquanto a mínima fica em apenas 12ºC. No sábado (21.05), novamente poucas formações de nuvens durante o dia. A máxima sobe mais um pouco e chega a 27ºC. A mínima prevista é de 15ºC. O último dia da onda de frio ocorre no domingo (22.05), com mínima novamente de 15ºC. Neste dia, entretanto, a máxima chega aos 30ºC.

 

Cuidados

 

Com a chegada da intensa onda de frio que provocou queda brusca de temperatura em praticamente todo o Brasil, alguns cuidados são essenciais para evitar o desconforto provocado nesta época do ano. Além de manter o corpo aquecido com roupas quentes e cuidados com a pele e os cabelos, a prática de exercícios também é indicada. Para quem possui alguma doença crônica, como a artrite, é essencial seguir um tratamento indicado para que as dores não incomodem.

Da Redação

Matheus