Aprovação de Galípolo é sinal de que as coisas “vão institucionalmente bem”, diz Haddad
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comemorou a sabatina e votação no plenário do Senado sobre o nome de Gabriel Galípolo como presidente do Banco Central, ocorrida nesta terça-feira (8).
Segundo ele, os parlamentares mostraram “maturidade”, pelo número expressivo de votos, o que demonstra “um sinal de que institucionalmente, as coisas vão bem”.
De acordo com Haddad, Gabriel Galípolo é “uma pessoa técnica” e que acredita que ele vai conduzir o Banco Central para atingir as metas de inflação.
“O galípolo é uma pessoa técnica, como todos os diretores [do BC]. Nós temos procurado escolher pessoas que tenham um grau de maturidade técnica para ajudar a melhor estratégia de combater a inflação, trazê-la para a meta. Agora temos um regime de meta contínua que é uma novidade saudada pelos especialistas. Penso que nós estamos num bom caminho”, disse na portaria do Ministério da Fazenda nesta quarta-feira (9).
Galípolo foi aprovado no plenário do Senado como novo presidente da autarquia com 66 votos favoráveis, cinco contrários e nenhuma abstenção.
A indicação do economista já havia sido aprovada, de forma unânime, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa.
Galípolo foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir a presidência do BC no lugar de Roberto Campos Neto, que terá o mandato finalizado em 31 de dezembro deste ano. O novo chefe da instituição assume em 1º de janeiro de 2025.