BDM: sem sinalização para maio, Copom mantém dúvida sobre futuro da Selic
![BDM: sem sinalização para maio, Copom mantém dúvida sobre futuro da Selic](https://esportenaredemt.com.br/wp-content/uploads/2025/01/BDM-sem-sinalizacao-para-maio-Copom-mantem-duvida-sobre-futuro.png)
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) voltou a subir a taxa básica de juros do país em um ponto percentual. Desse modo, a partir desta quarta-feira (29), a Selic passa a ser de 13,25% ao ano. O colegiado votou unanimemente pelo ajuste.
O Guidance para reunião de março é de aumento de igual magnitude pela autarquia, o que colocará a taxa de juros em 14,25% ao ano. Já para o encontro de maio, o comunicado deixou a decisão em aberto, reforçando o objetivo de levar inflação à meta.
“O Copom não se comprometeu com a decisão de maio, deixou todas as opções na mesa, a depender de novos dados da economia. Esse ponto dividiu economistas, que pode causar alguma volatilidade na curva de juros desta quinta-feira (30)”, afirma Téo Takar, editor-chefe do Bom Dia Mercado ao CNN Money.
Nos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed) também deliberou sobre o destino da taxa de juros do país. No entanto, a decisão da autarquia foi a manutenção das taxas entre 4,25% e 4,5%.
Jerome Powell, chair do Fed, afirmou que não tem pressa para realizar cortes no futuro e cita as incertezas elevadas trazidas pela presidência de Donald Trump em coletiva após a decisão.
“De forma geral, o chair do Fed adotou um tom duro. A tendência é que a autarquia não deva mexer muito nos juros”, explica Takar. A manutenção dos juros está em linha com a expectativa do mercado.
As três maneiras que o Banco Central tem para conter o dólar