BDM: Trump ataca em dia de Powell e IPCA
![BDM: Trump ataca em dia de Powell e IPCA](https://esportenaredemt.com.br/wp-content/uploads/2025/02/BDM-Trump-ataca-em-dia-de-Powell-e-IPCA-scaled.jpg)
As medidas protecionistas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltaram a agitar os mercados globais nesta terça-feira (11). Trump confirmou a elevação das tarifas de importação sobre aço e alumínio, que devem entrar em vigor em 4 de março, afetando significativamente países como Canadá, México e Brasil.
A alíquota de importação de aço para os Estados Unidos saltará de 10% para 25%, sem exceções ou isenções.
Analistas apontam que os EUA respondem por quase metade das exportações de aço do Brasil e cerca de 16% das vendas de alumínio.
Impacto nas siderúrgicas brasileiras
Entre as siderúrgicas brasileiras, a Gerdau é apontada como uma das menos afetadas, devido às suas unidades já estabelecidas em território americano.
No entanto, o setor como um todo deve sentir o impacto das novas medidas.
Enquanto isso, o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, deve depor no Senado americano por volta do meio-dia (horário de Brasília). Espera-se que Powell comente sobre os efeitos inflacionários das tarifas e possivelmente dê indícios sobre a próxima reunião do Fed em março.
Agenda econômica no Brasil
No cenário doméstico, a divulgação do IPCA de janeiro confirmou a expectativa de desaceleração para 0,16%, contra 0,52% em dezembro. “O alívio nas tarifas de energia elétrica, devido ao bônus de Itaipu, deve contribuir para essa queda”, afirma Téo Takar, editor-chefe do Bom Dia Mercado ao CNN Money.
Além disso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem reuniões importantes agendadas. Às 14h, encontra-se com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para apresentar a pauta econômica prioritária do governo. Mais tarde, às 15h30, Haddad se reúne com o presidente Lula e outros ministros para discutir a reformulação do orçamento de 2025.