Bolsas asiáticas fecham mistas com PMI fraco da China antes do feriado
As bolsas asiáticas encerraram os negócios desta segunda-feira (27) sem direção única, à medida que investidores digeriram dados fracos da atividade manufatureira chinesa antes do feriado de ano-novo da segunda maior economia do mundo.
Na China continental, o índice Xangai Composto teve perda marginal de 0,06%, a 3.250,60 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 1,30%, a 1.911,09 pontos.
Pesquisa oficial mostrou que o PMI da indústria chinesa caiu para 49,1 em janeiro, com a leitura abaixo de 50 sinalizando que a manufatura local voltou a se contrair, apesar das agressivas medidas de estímulos adotadas por Pequim na segunda metade do ano passado.
A notícia decepcionante precedeu o feriado do ano-novo chinês, que manterá os mercados financeiros locais fechados por uma semana, a partir desta terça-feira (28).
Em Tóquio, o índice japonês Nikkei caiu 0,92%, a 39.565,80 pontos, pressionado por ações de tecnologia e eletrônicos.
Já em Hong Kong, o Hang Seng avançou 0,66%, a 20.197,77 pontos, com ajuda do setor de tecnologia em meio ao otimismo com o desenvolvimento de um modelo de inteligência artificial (IA) mais barato pela startup chinesa DeepSeek.
Em outras partes da Ásia e do Pacífico, as bolsas da Coreia do Sul, de Taiwan e da Austrália não operaram hoje em função de feriados.
*Com informações da Dow Jones Newswires