Bolsas asiáticas sobem na véspera de Natal com estímulo da China no radar

Bolsas asiáticas sobem na véspera de Natal com estímulo da China no radar

As ações asiáticas registraram leve alta nesta terça-feira (24), embora os movimentos tenham sido contidos em uma semana marcada por feriados.

Na China, os mercados ampliaram ligeiramente os ganhos após notícias de mais medidas de apoio de Pequim para impulsionar a recuperação econômica do país, que segue hesitante.

Os índices CSI300, que reúne ações de empresas blue-chip, e o Shanghai Composite fecharam ambos em alta de 0,9%. Já o índice Hang Seng, de Hong Kong, avançou 1,08%.

Fontes ouvidas pela Reuters afirmaram que as autoridades chinesas aprovaram a emissão de 3 trilhões de iuanes (cerca de US$ 411 bilhões) em títulos especiais do Tesouro no próximo ano, o maior valor já registrado.

Como resultado, os rendimentos dos títulos públicos chineses subiram. O rendimento do título de 10 anos aumentou dois pontos-base, chegando a 1,7125%.

A notícia foi divulgada logo após o Ministério das Finanças da China anunciar que intensificará o apoio fiscal ao consumo em 2025, incluindo o aumento de pensões e subsídios de seguro médico, além da ampliação de programas de troca de bens de consumo.

Apesar disso, investidores permanecem cautelosos em relação às perspectivas para a segunda maior economia do mundo, especialmente diante da ameaça de tarifas severas pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump.

“A China enfrenta desafios significativos ao entrar em 2025. A crise imobiliária em curso abalou a confiança do consumidor, enquanto uma potencial guerra comercial com os Estados Unidos pode desencadear a pior desaceleração de crescimento em décadas”, afirmou Ronald Temple, estrategista-chefe de mercado da Lazard.

“As expectativas dos investidores na China têm sido frustradas repetidamente nos últimos anos, e 2025 pode não ser diferente. As perspectivas econômicas e de mercado do país dependerão amplamente da velocidade e magnitude das reformas governamentais.”

Em outros mercados, o índice mais amplo de ações da Ásia-Pacífico fora do Japão, MSCI, subiu 0,44%, acompanhando os ganhos registrados em Wall Street na última sessão. No Japão, o índice Nikkei caiu 0,24%.

Uma oferta de US$ 15 bilhões da Nippon Steel pela U.S. Steel foi encaminhada ao presidente dos EUA, Joe Biden, segundo um porta-voz da Casa Branca. Biden, que já se manifestou contra o acordo, tem 15 dias para decidir.

As ações da Nippon Steel fecharam em alta de 1,2%.

As três maneiras que o Banco Central tem para conter o dólar

Matheus Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *