Bolsas da Europa fecham em alta com expectativa de novos cortes nos juros pelo BCE

Bolsas da Europa fecham em alta com expectativa de novos cortes nos juros pelo BCE

As bolsas de valores europeias fecharam em alta nesta segunda-feira  (23), conforme uma leitura suave da atividade comercial reforçou o argumento a favor de mais flexibilização da política monetária pelo Banco Central Europeu (BCE) este ano.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,40%, a 516,32 pontos, recuperando algumas perdas após sua maior queda em um dia desde agosto, na última sessão.

O setor automotivo liderou os ganhos entre os demais do STOXX 600, com um avanço de 1,9%, enquanto o de varejo também subiu 1,2%.

Uma pesquisa mostrou que a atividade empresarial na zona do euro sofreu uma contração inesperada em setembro, com o dominante setor de serviços do bloco ficando estagnado, enquanto a desaceleração no setor industrial se acelerou.

“Uma consequência dos Jogos Olímpicos de Paris era amplamente esperada. Mas a divulgação de hoje foi muito pior do que muitos previram, sugerindo um quadro de crescimento subjacente bastante sombrio para a zona do euro”, disse Fabio Balboni, economista sênior do HSBC para a zona do euro.

A desaceleração pareceu ser de base ampla, com a Alemanha, a maior economia da Europa, vendo seu declínio se aprofundar, enquanto a França — a segunda maior economia da união monetária — voltou à contração após o impulso das Olimpíadas de agosto.

Os bancos franceses, incluindo o Credit Agricole, Société Générale e BNP Paribas, estiveram entre as principais quedas do índice STOXX, com o índice de bancos da zona do euro em baixa de 1,8%.

O setor imobiliário, que é mais sensível aos juros, subiu 1,3%, enquanto o de serviços públicos, geralmente negociado como substituto de títulos, ganhou 1,1%.

O BCE cortou as taxas de juros em junho e também neste mês.

Os mercados acionários globais tiveram alta na semana passada depois que o Federal Reserve fez um corte de 0,50 ponto percentual nos juros. Agora, o foco se volta para os comentários dos formuladores de política monetária para avaliar a perspectiva de corte da taxa básica.

  • Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,36%, a 8.259,71 pontos.
  • Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,68%, a 18.846,79 pontos.
  • Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,10%, a 7.508,08 pontos.
  • Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,24%, a 33.679,80 pontos.
  • Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,38%, a 11.797,90 pontos.
  • Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,31%, a 6.737,35 pontos.

Matheus Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *