China mostra insatisfação com tarifas dos EUA, mas está disposta a dialogar

O ministro do Comércio da China, Wang Wentao, expressou forte insatisfação com as tarifas dos Estados Unidos sobre produtos chineses em uma carta enviada ao novo secretário de Comércio norte-americano, Howard Lutnick, informou o ministério nesta quarta-feira (19).
Wang enviou a carta a Lutnick nesta quarta-feira para parabenizá-lo por sua confirmação no cargo, segundo o ministério.
“A decisão dos EUA de impor tarifas unilateralmente prejudicou a cooperação econômica e comercial normal entre a China e os EUA”, disse Wang na carta.
O presidente dos EUA, Donald Trump, impôs tarifas de 10% sobre todas as importações chinesas no início de fevereiro, afirmando que Pequim precisa conter o fluxo de fentanil para seu país.
Vários governos dos EUA têm insistido para que a China reprima as remessas de um precursor químico necessário para produzir a droga. Pequim, que tem ignorado o uso de opioides como um problema dos EUA, respondeu com tarifas retaliatórias e entrou com uma disputa na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra Washington.
Em sua carta, Wang disse que a China está disposta a trabalhar com os EUA para “fortalecer o diálogo, administrar as diferenças, promover a cooperação” e espera criar um “ambiente político justo e previsível” para que as comunidades empresariais dos dois países cooperem.
“A China espera resolver suas respectivas preocupações por meio de diálogo e consultas iguais”, disse ele.
Frutas lideram alta de preços dos alimentos; veja quais mais subiram
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online