Coronel Vânia Rosa será a terceira mulher a se tornar vice-prefeita de Cuiabá
Eleita ao lado Abilio Brunini (PL), com 53,8% dos votos válidos no 2º turno do pleito municipal em Cuiabá, a tenente-coronel Vânia Rosa será a terceira mulher a ocupar a cadeira de vice-prefeita no Palácio Alencastro. Filiada ao partido Novo, Vânia é mais um nome que atesta o desempenho histórico da sigla em Mato Grosso, que conseguiu, neste ano, eleger 14 representantes em sete cidades, entre Executivo e Legislativo.
Antes da tenente-coronel, estiveram nesse posto Bia Spinelli (1989-1992) e Jacy Proença (2004-2008). Desde a redemocratização do Brasil, a partir de 1985, a Prefeitura de Cuiabá teve 11 eleitos para o cargo de vice. “Agradeço a cada integrante do Novo e quero dizer que nosso projeto vai continuar. Sabemos do gigante desafio que iremos enfrentar, mas continuaremos nos reunindo com o partido para falar sobre nossas ideias”, disse Vânia, após a vitória nas urnas.
Nacionalmente, a nova vice-prefeita de Cuiabá faz parte de um grupo restrito de mulheres que assumirão a mesma posição a partir de 1º de janeiro de 2025. Conforme registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somente 11 das 26 capitais estaduais brasileiras elegeram candidatas femininas como vice-prefeitas. Já no âmbito mato-grossense, somente 31 municípios de um total de 142.
Quando se fala no cargo maior do Executivo, o número é expressivamente ainda menor, com apenas duas prefeitas vencedoras em capitais. De acordo com levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em todo o território brasileiro foram eleitas 730 prefeitas, podendo chegar a 734, já que em algumas cidades os resultados das eleições ainda estão sub judice. Em Mato Grosso, 13 municípios serão administrados por mulheres.
“Quando olhamos e avaliamos esses números gerais, conseguimos ter uma dimensão de quão grande foi esse resultado conquistado pela Vânia. Ela já está na história de Cuiabá como a terceira vice-prefeita, mas temos a certeza de que isso se tornará apenas um detalhe em comparação a todo trabalho que fará por nossa cidade, inspirando outras mulheres”, prevê o presidente estadual do Novo em MT, Sérgio Antunes.
Tenente-coronel Vânia Rosa tem 44 anos e é policial militar há mais de 25 anos. Na corporação, entre outras funções, atuou na liderança da Patrulha Maria da Penha, que oferece acompanhamento preventivo periódico e garante maior proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Além disso, é bacharel em Segurança Pública, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com especialização em administração pública e psicanálise.
“O Novo conta com um grupo de pessoas capacitadas e dispostas a fazer uma política diferente, uma política que realmente atenda às necessidades da cidade como um todo. E a Vânia faz parte desse grupo. Quando seu nome foi apresentado, não tivemos dúvidas de que ela seria uma ótima escolha. Ela nos mostrou isso com sua trajetória de compromisso com as pessoas, especialmente as mais vulneráveis”, destaca o vice-presidente estadual, Paulo Henrique.
O vice-presidente do diretório municipal do Novo em Cuiabá, Rafael Iacovacci, reforça esse discurso e acrescenta o poder de liderança demonstrado pela vice-prefeita eleita. “Temos certeza de que ela irá contribuir muito com a gestão do prefeito Abilio, seja como vice ou ocupando a titularidade de alguma secretaria. Além de toda integridade, honestidade, e qualificação para trabalhar, a Vânia é uma líder nata”, aponta Rafael.