Em meio a surto de dengue, secretária de Saúde é ouvida na Câmara nesta segunda-feira

Conteúdo/ODOC – A Secretaria de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza Sampaio, será ouvida na Câmara de Vereadores na manhã desta segunda-feira (17), para participar da Comissão de Saúde. A confirmação foi dada pela vereadora Michelly Alencar (União Brasil), presidente da Comissão, na quinta-feira (13). Além da secretária de Saúde, o Ministério Público também marcará presença no encontro.
Conforme a vereadora, o convite foi feito após a divulgação dos primeiros dados sobre o aumento dos casos de dengue e chikungunya, bem como em razão da manifestação do prefeito sobre a alta demanda nas unidades de saúde.
Os dados epidemiológicos das seis primeiras semanas de 2025 mostram um aumento alarmante nos casos de Dengue e Chikungunya em comparação ao mesmo período de 2024. Foram notificados 878 casos de Dengue, com 690 confirmações, e 1.849 casos de Chikungunya, com 1.755 confirmações.
A média semanal de notificações de Dengue em 2025 é de aproximadamente 146 casos, enquanto no mesmo período de 2024 era de 41 casos, representando um aumento de 258%. Em relação à Chikungunya, a média semanal em 2025 é de 308 casos, contra apenas 4 casos em 2024, um aumento expressivo de 7.939%.
Apesar do crescimento expressivo, em 2025 não houve confirmação de óbitos por Dengue. Entretanto, foram registrados seis óbitos por Chikungunya, com outros dois em investigação.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online