Entenda o que é a Previ e como funciona o fundo previdenciário
![Entenda o que é a Previ e como funciona o fundo previdenciário](https://esportenaredemt.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Entenda-o-que-e-a-Previ-e-como-funciona-o.jpg)
A Previ – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – foi criada em 1904 e seus participantes são funcionários e aposentados do Banco do Brasil (BB), pensionistas, colaboradores do quadro próprio da Previ e familiares dos associados.
A entidade está entre os maiores fundos de pensão da América Latina e sua função da instituição é garantir aos participantes benefícios previdenciários complementares aos da Previdência Oficial.
Para isso, são utilizados recursos vindos de contribuições pessoais e patronais, além de outras contribuições especiais previstas no Estatuto ou em instrumento específico.
De acordo com a instituição, estes recursos são investidos de maneira diversificada, de acordo com a Política de Investimentos, que é revista anualmente pela Previ.
Organização
O Banco do Brasil é patrocinador da Previ e contribui mensalmente para o custeio dos Planos de Benefícios 1 e Previ Futuro, na mesma proporção da contribuição dos participantes.
Vale lembrar que o Banco do Brasil não é dono da Previ.
Os participantes são funcionários da ativa ou aposentados inscritos em um dos Planos de Benefícios. Assistidos são participantes ou seus beneficiários em gozo de benefício de prestação continuada.
Existe o Conselho Fiscal, que é responsável pela fiscalização da gestão administrativa e econômico-financeira da Previ.
A estrutura da instituição conta ainda com:
- Conselho Deliberatvo;
- Comitê de Auditoria;
- Diretoria Executiva;
- Conselho Consultivo Plano Previ Futuro;
- Conselho Consultivo Plano 1.
Auditoria do TCU
O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou na quarta-feira (5) a abertura de uma auditoria, em caráter de urgência, sobre a gestão da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ).
O ministro Walton Alencar Rodrigues, ao fazer o pedido, relatou “gravíssimas preocupações”.
Alencar Rodrigues citou que, especificamente entre os meses de janeiro e novembro de 2024, o “Plano 1” da Previ “acumulou prejuízo” de aproximadamente R$ 14 bilhões.
Em nota, a Previ rebateu a abertura de auditoria pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a gestão, afirmando que os planos estão em equilíbrio.
O fundo de pensão pontuou que houve grande volatilidade em 2024, porém não há “risco de equacionamento, nem de pagamento de contribuições extraordinárias pelos associados ou pelo Banco do Brasil (BB)”.
Serasa: brasileiros demoram a fazer plano financeiro de aposentadoria