Entidades temem destruição de rio e são contra PCH em MT
Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR), participou nesta terça-feira (03), em Primavera do Leste de uma audiência pública promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), onde tratou sobre o processo de licenciamento ambiental da PCH Entre Rios. Além da APROFIR também estiveram presentes produtores rurais, representantes da sociedade civil organizada e lideranças indígenas Xavantes.
O presidente da APROFIR, Otávio Palmeira em sua fala, criticou a realização da audiência pública a toque da caixa, sem um prévio cuidado por parte da Sema-MT em comunicar com antecedência a data do evento, aos principais interessados em discutir o tema de relevância importância para a região e para o meio ambiente. “Nós da Associação, que defendemos os Irrigantes e a irrigação, que tem Primavera do Leste, como um forte Polo de Irrigação do Mato Grosso, também fomos pegos de surpresa com esta audiência, e por isso não concordamos na forma que ela está sendo conduzida, e a APROFIR já enviou um oficio ao Ministério Público e também para Sema-MT para que esta audiência pública seja cancelada, e assim uma nova seja organizada com todos os interessados na questão a ser realizada na forma presencial, na cidade de Primavera do Leste”, destacou.
As lideranças e Associações das Terras Indígenas (TIs) São Marcos, Areões, Pimentel Barbosa e Sangradouro, destacando a Cooperativa Indígena Sangradouro/Volta Grande (Cooigrandesan), produtores rurais e a sociedade civil organizada, de forma unânime são contrários ao empreendimento da iniciativa privada. Em nota se pronunciaram “Não concordamos com a forma ilegítima como este processo está sendo conduzido”.
No oficio dirigido à Promotoria de Justiça Estadual e a Sema-MT, a APROFIR listou uma série de argumentos desqualificando a legitimidade da audiência pública, como a de falta de publicidade, a brevidade nos convites a associações e interessados. A PCH Entre Rios é de responsabilidade da Entre Rios Energia Ltda., empresa integrante do Grupo Bom Futuro.
Da Assessoria