Focus: mercado eleva novamente expectativas de inflação para 2025 e 2026

Analistas consultados pelo Banco Central passaram a ver uma inflação ligeiramente mais alta ao fim deste ano e do próximo, mantendo as previsões para a taxa Selic e a cotação do dólar em ambos os períodos, de acordo com a pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira (17).
O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, mostrou que a expectativa para o IPCA é de alta de 5,60% ao fim deste ano, de 5,58% na pesquisa anterior, no que foi a 18ª semana consecutiva de aumento na previsão.
Para 2026, a projeção para a inflação brasileira é de 4,35%, de 4,30% anteriormente.
O centro da meta perseguida pelo BC é de 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.
As mudanças nas projeções ocorrem após a divulgação de dados do IPCA de janeiro na semana passada, com o índice registrando alta de 0,16% na base mensal e um avanço de 4,56% em 12 meses, em resultado que veio em linha com o esperado por analistas consultados pela Reuters.
Os investidores também têm prestado atenção a comentários de membros do governo sobre possíveis medidas para a inflação elevada dos alimentos, que o Executivo vê como fundamentais para controlar a trajetória dos preços.
A pesquisa semanal com uma centena de economistas mostrou ainda manutenção na expectativa para a taxa básica de juros neste ano e no próximo. A mediana das expectativas para a Selic em 2025 é de 15,00%, enquanto para 2026, a projeção é de que a taxa atinja 12,50%.
No Focus desta segunda, houve ainda manutenção na expectativa para o preço do dólar em 2025 e 2026, com as projeções indicando que a moeda norte-americana encerrará este ano e o próximo em R$ 6,00.
A divisa norte-americana acumula queda ante o real de 7,79% neste ano e fechou abaixo de R$ 5,70 na sexta-feira (14), em movimento puxado por um processo de correção de preço, após sua disparada no fim do ano passado, e maior alívio em relação aos planos tarifários do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Sobre o PIB brasileiro, a previsão é de que a economia do país cresça 2,01% neste ano, abaixo da projeção da semana anterior de expansão de 2,03%. Em 2026, a expectativa é de que a expansão seja de 1,70%, mesma previsão do levantamento anterior.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online